3 exemplos de empresas que implantaram os 5S

O método 5S é amplamente conhecido no mercado mundial. Mas será que ele realmente funciona? Neste post, elencamos exemplos de empresas que implantaram os 5S em suas rotinas de organização. Mas, antes de descobrir quais são elas e se beneficiaram com a metodologia, vale lembrar o que é o 5S e como ele surgiu.

Originário do Japão pós-guerra, o método 5S está baseado em cinco princípios: seleção, organização, limpeza, conservação e autodisciplina. O seu objetivo é promover a disciplina na empresa por meio da responsabilidade e consciência individuais e coletivas. Com isso, o ambiente de trabalho se torna mais seguro, agradável e produtivo.

Confira agora três grandes empresas de diferentes segmentos que implementaram o 5S e que trouxemos como exemplo de cases de sucesso. Continue lendo e descubra como foi a experiência de cada uma delas!

1. Coca-Cola

A Coca-Cola FEMSA Brasil implementou o método 5S em uma linha piloto de produção. Em pouco tempo, já foi possível observar resultados expressivos no foco e organização do setor.

Após identificar os impactos positivos da metodologia, a empresa estendeu a ferramenta para todos os setores, moldando, com organização, o trabalho de cada colaborador e os resultados da equipe como um todo.

De acordo com a supervisora da fábrica, Elaine Nascimento, em entrevista especial sobre o assunto, o método é eficaz e contribui em diversos aspectos, inclusive para a redução de reclamações na fábrica.

“É bom em todos os sentidos, pois o processo melhora a qualidade do serviço realizado e, consequentemente, prestado aos nossos clientes e consumidores, ficamos com uma estrutura de trabalho mais organizada. Além disso, os riscos de segurança no trabalho diminuíram e a mobilidade das pessoas aumentou”

A política de gestão da empresa é bastante rigorosa e a implementação do 5S é um sinal de que o método, além de eficiente, pode ser adaptado em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.


2. Toyota

O 5S foi aplicado pela primeira vez pela Toyota Motor Corporation. Como ferramenta de negócios e levando em consideração a sua facilidade de implementação, a metodologia chamou atenção dos gestores da empresa, que colocaram em prática os preceitos em seus sistema de produção.

A eficiência e inteligência do sistema foram tão expressivas que até hoje o 5S é utilizado na Toyota, sinônimo de organização e eficiência e uma das responsáveis por tornar o programa uma das técnicas mais populares de produção e eficiência do mundo.

3. Univale

A Univale Distribuidora de Bebidas, do Rio Grande do Sul, é outro exemplo de empresas que implantou o 5S. O coordenador do programa, Rodrigo Grave, destaca:

“Temos muitos exemplos dentro da empresa de pessoas que incorporaram os 5S à sua rotina de trabalho e a seus setores por iniciativa própria. Isso muito me orgulha e mostra que precisamos mudar internamente a nós mesmos, nossa cultura”

“Mais importante que implantar os Sensos nos setores é plantar a semente para que a cultura do 5S se desenvolva dentro das pessoas, para que cada um se torne gerente de si mesmo”

A Univale é um excelente exemplo de empresa que, com foco em resultado e reconhecimento, implementou o 5S com o propósito de criar uma cultura organizacional baseada nos princípios de seleção, organização, limpeza, conservação e autodisciplina, que norteiam a metodologia.

Se você é empresário e busca foco e organização dentro da sua empresa, o 5S pode ser um ótimo caminho. Investir em soluções que tragam uma cultura de resultados faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Você gostou de conhecer exemplos de empresas que implantaram os 5S? Então aproveite para conferir este post especial da Delogic que mostra como e quando utilizar o plano de ação Lean5S.

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz, com mais de 8 anos de experiência, na maioria em Java, desenvolvendo e criando aplicações com as últimas tecnologias, aprendendo e quebrando paradigmas um pouco a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *