O programa 5S aplicado a logística

Aplicar o 5S traz as empresas possibilidades a curto, médio e longo prazo de obter uma redução de custo e por consequência o sucesso em sua sustentabilidade econômica.

Sua introdução acontece de forma total em todos os setores de uma organização. Quando o 5S é aplicado a logística, que tem profissionais responsáveis pelo gerenciamento, organização, disposição e envio de produtos ou serviços é possível obter muitos resultados positivos.

Confira algumas dicas e benefícios do programa 5S aplicado a logística.

Benefícios do 5S aplicado a logística

A aplicação do programa 5S em diversas áreas dentro do mundo corporativo pode acontecer por muitas razões, por exemplo, o programa 5S aplicado a logística a torna muito vantajosa e oferece muitos benefícios, como os citados abaixo.

Melhoria dos processos internos e externos

Possibilita que a organização tenha um mindset novo, trabalhando de maneira multidisciplinar, sempre com uma visão sistêmica e não mais departamental, visto que a área de Logística está sempre integrando vários departamentos da organização.

Melhoria de produtividade e disposição dos produtos

Cada vez mais os setores de Almoxarifado, Armazenamento e Estoque necessitam estar com seus espaços organizados, seus inventários corretos em relação ao sistema de gerenciamento e o físico. Podendo ser essa também uma preocupação da organização com o bem-estar de sua equipe, pois, quando as áreas estão bem organizadas, além de atendermos as legislações trabalhistas geram maior satisfação aos colaboradores, o que também pode resultar em ganho de produtividade.

Diminuição do Lead Time do 5S aplicado a logística

As organizações estão muito mais ágeis e têm cada vez menos espaços para o Armazenamento, ter os espaços otimizados, os processos bem definidos, uma gestão a vista eficiente é um ponto muito importante para o sucesso da área de logística.

Redução de custos do 5S aplicado a logística

Existem vários estudos que comprovam que a adoção do programa 5S na fase inicial já se paga e com o uso ao longo dos anos tornam lucros ao caixa da empresa.

Mensuração dos resultados

A aplicação e gestão da metodologia é algo decisor para que o 5S se enraíze aos valores da sua empresa. Para isso, são necessárias avaliações, inspeções ou auditorias com recorrência para que haja uma forma de metrificar os resultados e demonstrar a eficácia da metodologia para os colaboradores que a sustentam todos os dias e também aos diretores que fornecem recursos para a sua aplicação.

Como a adoção da certificação da ISO 9001:2015, ou outra norma de Sistema de Gestão na sua empresa é sabido que teremos que medir a aplicação da metodologia 5S para observar a sua eficiência e sua eficácia, mas caso sua empresa não esteja certificada em nenhuma norma de Sistema de Gestão, a própria metodologia do programa 5S pode auxiliar.

Existem muitas maneiras de medir esses indicadores e eles podem variar de empresa para empresa, contudo, os mais comuns são:

  • Indicadores analisando a aplicabilidade do 5S de forma total da empresa e setorizada;
  • Indicadores voltados ao ganho financeiro, seja medido em produtividade ou em desperdícios;
  • Indicadores dos números de não conformidades apontados no programa;
  • Indicadores do comprimento no prazo das auditorias;
  • Indicadores de abertura, pendencias, conclusões de planos de ações.

Tudo isso deve ser analisado criticamente pela alta direção da empresa e planos de ação devem ser montados caso os índices não estejam satisfatórios.


Como criar um relatório?

O programa 5S preconiza que deve ser realizado a análise crítica como saída das auditorias e o relatório é a forma encontrada para demonstrar os subsídios para a análise crítica.

Na iniciação da aplicação do 5S essa pode ser uma tarefa complicada para aqueles que não utilizam métodos, ferramentas ou softwares qualificados em seu sistema de gestão.

Uma das coisas que podemos aprender com a adoção do programa 5S é evitar o desperdício e auxiliando neste quesito a Delogic tem um software para gestão e manutenção do programa 5S de forma digital. Uma das vantagens de utilizar o Lean5S é a criação e compartilhamento de relatórios automaticamente ao término de cada auditoria. Também é possível acompanhar todos os relatórios em tempo real pelo painel de Dashboard.

Os relatórios também podem ser feitos manualmente, dependendo do tamanho da sua empresa, isso pode levar muito tempo, sem falar que manualmente serão necessários solicitar, analisar e garimpar muitas informações.

Em casos de dúvidas ou auxílio para implantação da metodologia 5S, busque sempre por consultorias. Eles poderão contribuir, na aplicação e na escolha dos melhores indicadores, como o próprio nome diz, indiquem o que está ocorrendo e seja utilizado na confecção de relatórios para tomada de decisão.

O programa 5S aplicado a logística, pode agregar muito a empresa, além de fazer com que a organização tenha um ótimo cartão de visitas ao receber clientes ou auditores externos. Ela também é uma metodologia “barata”, pois não necessita de grandes investimentos para sua aplicação.

Ao introduzir a metodologia ao departamento logístico, você também pode ganhar uma oportunidade de melhorar a comunicação entre setores interdependes, já que, o setor demanda muita movimentação e tem um contato direto com outros departamentos.

Para uma boa aceitação do programa 55 é muito importante pesquisar ferramentas que colaborem, automatizem e que contribuam na agilidade da gestão ou manutenção do programa 5S empresarial.

Experimente agora mesmo um software para gestão e manutenção do 5S durante 30 dias grátis!

Welerson Barros

Sobre Welerson Barros

Parceiro Delogic, consultor Sênior da Teorema, formação em Metalurgia e Mecânica, Auditor Líder - SGQ ISO 9001, IATF 16949 e VDA 6.3.Certificação de Produtos na ABNT. Mais de 20 anos de experiência na área do SGQ e Certificações de Produtos, instrutor de treinamentos, desempenhando atividades no Brasil e no Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *