Conheça a importância da avaliação do ciclo de vida do produto

Também conhecida como ACV, a Avaliação do Ciclo de Vida do produto é, basicamente, uma técnica que foi desenvolvida com o objetivo de verificar o impacto que certos produtos causam no meio ambiente. Nessa metodologia, é feita uma análise de todos os efeitos ambientais que estão diretamente ligados às atividades que acontecem durante todo o ciclo de vida do produto.

Também vale lembrar que a Avaliação do Ciclo de Vida é coordenada de acordo com as normas da ISO 14040, que foram criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Todo o processo que é feito pela ACV acontece para auxiliar na identificação de algumas oportunidades que gerem uma melhoria nos aspectos ambientais dos produtos em todo o seu ciclo de vida.

A seguir falaremos um pouco mais a fundo sobre a grande importância da Avaliação de Ciclo de Vida do Produto. Boa leitura!

A relação da ACV com a ISO 14001

A ISO 14001 é uma certificação que tem como foco principal a especificação dos requisitos necessários para que seja implementado um sistema de gestão ambiental, o qual possibilita o desenvolvimento de práticas sustentáveis na área de produtos e serviços.

Sendo assim, a ISO 14001 é responsável por certificar as empresas que demonstram uma preocupação em relação a como as suas ações impactam o meio ambiente e como isso interfere na vida das gerações futuras. Esse é um ponto que tem ligação direta com o foco da Avaliação do Ciclo de Vida do Produto e também com o conceito da sustentabilidade.

Dentre os outros objetivos que estão inclusos na ISO 14001, podemos listar alguns como:

  • proteger o meio ambiente visando prevenir ou mitigar os impactos ambientais;
  • auxiliar a organização a atender aos requisitos legais;
  • aumentar o desempenho ambiental;
  • alcançar benefícios que podem ocasionar na implementação de alternativas ambientais que auxiliam no reforço da posição da organização no mercado.

Além desses objetivos, temos um que, de fato, está diretamente conectado à ACV, que consiste em utilizar uma perspectiva da avaliação do ciclo de vida do produto para controlar ou influenciar a forma que os produtos e serviços da organização estão sendo projetados, distribuídos, consumidos e descartados.

Impacto da sustentabilidade nos processos industriais

A sustentabilidade é o conceito responsável por nos lembrar da importância que é preservar os recursos naturais para um futuro com boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Para além das questões naturais, a sustentabilidade também traz alguns benefícios aos processos industriais de uma empresa. Dentre eles podemos citar a redução de custos, que se deve à diminuição do consumo desnecessário de recursos; a aplicação das mudanças de cenário nos negócios com segurança e outros.

Fora os impactos positivos dentro dos processos industriais, a sustentabilidade também agrega ao marketing da empresa, construindo uma imagem positiva de um negócio que se preocupa com o meio ambiente. Esse comportamento está cada vez mais valorizado pelos clientes mais atenciosos e vem ganhando valor dentro do mercado.

Podemos concluir que o ACV tem grande importância, principalmente na otimização dos impactos que o produto gera durante todo o seu ciclo de vida. Além disso, também está totalmente ligado aos conceitos principais da sustentabilidade e da ISO 14001, que visam a redução de impactos de negativos no meio ambiente.

Gostou do nosso post sobre a importância da avaliação do ciclo de vida do produto? Compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem esse conceito!

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz, com mais de 8 anos de experiência, na maioria em Java, desenvolvendo e criando aplicações com as últimas tecnologias, aprendendo e quebrando paradigmas um pouco a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *