Armazenamento na nuvem: veja 7 vantagens para a sua empresa!

O armazenamento na nuvem, uma das muitas possibilidades da tecnologia conhecida como cloud computing, tem revolucionado o modo como as empresas de diferentes portes guardam seus arquivos mais importantes. Neste post, vamos conhecer mais sobre essa modalidade.

Muitos gestores ainda guardam documentações essenciais para a companhia em meios físicos ultrapassados, como HDs externos e pen drives, facilmente extraviáveis. Para não comprometer o armazenamento de dados relevantes para o seu negócio, vamos apresentar algumas vantagens inegáveis de arquivar na nuvem. Confira!

1. Mobilidade

É importante esclarecer que a nuvem é uma ferramenta essencial para a troca e a disponibilização imediata de dados. A opção de conceder acesso aos arquivos a várias pessoas torna o serviço um instrumento poderoso para garantir que o trabalho possa ser feito de qualquer lugar, bastando apenas um dispositivo móvel conectado à internet.

Sabemos que, em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, a transferência de informações é fundamental. O serviço em nuvem garante que essa transferência não se limite a espaços físicos predeterminados, valorizando os profissionais que precisam de um nível maior de mobilidade para realizar os negócios essenciais para a companhia.

Ainda que os trabalhadores estejam em um país ou estado muito distantes da localidade onde se encontra a companhia, é possível resolver questões urgentes ao contar com o armazenamento em nuvem, pois ações estratégicas da empresa podem ser tomadas simplesmente com o uso do celular. Desse modo, mais agilidade é conferida ao negócio, proporcionando a possibilidade que os trabalhos sejam entregues de forma bem mais rápida.

2. Redução de custos

Um dos principais objetivos de diferentes companhias é vencer o desafio de cortar gastos sem perder produtividade. Felizmente, o armazenamento na nuvem também leva à redução dos gastos, já que, ao obter o serviço, não é mais necessário adquirir hardwares e suas respectivas atualizações e licenças.

Como o armazenamento em nuvem é um serviço privado, ao implementar a tecnologia de cloud computing em seu negócio, você passa a contar com os serviços de um hardware administrado por profissionais especializados na área de tecnologia, que vão adequar os arquivos relacionados ao seu negócio aos recursos mais avançados da atualidade.

Como se não bastasse, a empresa que realiza a transição de equipamentos próprios e caros para o armazenamento na nuvem também vai ter uma maior disponibilidade de espaço físico e uma redução significativa nos custos de energia, entre outros requisitos de TI.

Além disso, não será mais preciso se preocupar com as despesas relacionadas à instalação e à manutenção de hardwares e nem supervisionar as atualizações dos programas obtidos.

3. Maior segurança proporcionada

Por mais que a transformação digital bata à porta, ainda é comum encontrar empresas de pequeno e médio porte que armazenam os dados mais significativos para o negócio diretamente nos computadores, pen drives ou em pilhas de papel impresso, correndo o risco de comprometer todos esses arquivos.

Além disso, todo mundo conhece um caso de algum colaborador que trabalhou em um arquivo de texto extenso e acabou perdendo todo o seu conteúdo por não ter salvado o documento antes que a luz caísse devido à ação de raios na região.

Uma mera pane na energia elétrica — além de fatores fora do controle, como furtos — pode fazer com que muitos documentos valiosos se percam para sempre. Por isso, o armazenamento na nuvem vem crescendo entre as soluções digitais adotadas pelas empresas, já que a alocação acontece em servidores online que não oferecem os riscos mencionados.

Além disso, o nível da criptografia oferecida por esse tipo de servidor em nuvem é muito alto e pouco provável de ser burlado pela grande maioria dos ciberataques e usuários mal-intencionados.

4. Sincronização automática

Com o armazenamento em nuvem, é possível sincronizar qualquer pasta na rede, com a possibilidade, ainda, de conceder acesso somente a pessoas selecionadas previamente. Desse modo, é possível habilitar a sincronização mesmo com o acesso realizado apenas por dispositivos móveis por colaboradores que não estejam no espaço físico da empresa.

Ao utilizarem a nuvem, pessoas habilitadas para realizar mudanças avançadas nos arquivos vão repassar as sincronizações de modo automático, tornando essas alterações prontamente visíveis para todos que tiverem acesso ao documento. As mudanças são, portanto, transmitidas aos dispositivos dos colaboradores em tempo real.

Essa funcionalidade repara alguns problemas sérios da sincronização manual, já que muitos arquivos que recebem atualizações importantes não sincronizam essas mudanças, o que faz com que muitos colaboradores continuem trabalhando com orientações ultrapassadas.

5. Maior flexibilidade de acesso

Outra vantagem importante do sistema de armazenamento da nuvem é fornecer acesso aos arquivos e informações essenciais da empresa de qualquer lugar e tipo de dispositivo, a qualquer momento.

Desse modo, é possível oferecer vagas de office aos colaboradores, por exemplo, flexibilizando o regime de contratações da empresa sem a obrigação de alocar todos os trabalhadores em um mesmo lugar.

6. Maior integração da equipe

O acesso facilitado permite que os trabalhadores de diferentes localidades disponibilizem arquivos entre si de forma simplificada. No cotidiano das empresas, é bastante comum que muitos profissionais trabalhem fora do escritório, mas isso não precisa resultar em ruídos na comunicação.

O uso da tecnologia cloud combate diretamente essa questão, já que a facilidade de conexão aos documentos da companhia proporciona a integração entre os diferentes setores do negócio, municiando os gestores de informações sobre o que está sendo realizado dentro da empresa.

Esse nível de praticidade possibilita que os gestores tenham maior controle sobre os dados que mais interessam a eles. Com o acesso à nuvem, o profissional não será mais dependente de dispositivos físicos para arquivar informações. Pen drives guardando documentações valiosas para a companhia, por exemplo, podem se extraviar facilmente.

7. Facilidade no compartilhamento

A facilidade em compartilhar os arquivos é outro diferencial da computação em nuvem. Com esse tipo de armazenamento, muitos usuários podem repassar documentos robustos com facilidade, sem quedas na transmissão. Desse modo, documentos muito grandes podem ser compartilhados de forma remota.

Isso é especialmente importante para tornar o processo mais prático, pois o repasse por meio de arquivos físicos pode resultar em extravios e furtos, comprometendo todo um planejamento.

Como vimos no post, são diversos os benefícios da cloud computing para a agilidade tanto no armazenamento quanto no repasse de arquivos importantes entre colaboradores. A nuvem não é suscetível a panes elétricas, como dispositivos físicos tradicionais, por exemplo, resguardando as informações mais importantes da sua empresa.

Percebeu como o armazenamento na nuvem é essencial para otimizar o arquivamento de documentos essenciais para o seu negócio? Agora que você conhece as vantagens, pode procurar uma empresa de alto nível que ofereça o seu serviço com um custo bem acessível.

Gostou do post e quer conhecer mais meios de otimizar os seus negócios? Então, aproveite a visita e leia agora mesmo sobre a importância das normas de qualidade!

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz, com mais de 8 anos de experiência, na maioria em Java, desenvolvendo e criando aplicações com as últimas tecnologias, aprendendo e quebrando paradigmas um pouco a cada dia.

2 thoughts on “Armazenamento na nuvem: veja 7 vantagens para a sua empresa!”

  1. Armazenamento na nuvem está revolucionando a maneira tradicional de armazenamento de dados, documentos e foi muito bem explicado neste artigo. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *