As 7 melhores práticas de sustentabilidade industrial

A sustentabilidade industrial é formada por um conjunto de práticas e ações que permitem o desenvolvimento das empresas juntamente da preservação do meio ambiente. Essas medidas vão desde a separação dos resíduos para a reciclagem até a utilização consciente dos recursos como água e luz.

Ao adotar práticas de sustentabilidade industrial as empresas são ainda mais valorizadas pelos clientes, além de conseguirem economizar recursos e materiais.

Se você quer conhecer as principais práticas de sustentabilidade que podem ser adotadas na sua organização, confira este texto que preparamos para você. Boa leitura!

1. Evite copos descartáveis

Muitas empresas têm adotado essa prática simples, mas muito eficaz. Os copos descartáveis são grandes responsáveis pela enorme quantidade de lixo plástico, mas eles podem ser facilmente substituídos por copos laváveis.

2. Papel, água e energia

Incentivar a economia de recursos como água, papel e energia auxilia os trabalhadores a adotarem essas práticas na sua rotina, e não apenas dentro da empresa. Para isso, lembre-os de evitar impressões desnecessárias, utilizar os dois lados da folha, desligarem luzes e equipamentos no fim do expediente, entre outras ações.

Além de ajudar a preservar o meio ambiente, essas medidas vão resultar em economia e maior faturamento para a sua companhia.

3. Recicle e reutilize

Existem diversas maneiras de reutilizar materiais antes de serem descartados. Os papéis e documentos que não servem mais, por exemplo, podem servir de folhas de rascunho e blocos de anotação. Além disso, disponibilize na empresa diversas lixeiras específicas para o lixo orgânico e o lixo reciclável.

4. Utilize equipamentos econômicos

Equipamentos como ar-condicionado, impressora, geladeira e computadores podem ajudar a sua empresa a economizar dinheiro e ainda colaborar para a sustentabilidade industrial. Para isso, opte por máquinas que atendam níveis de classificação A do selo PROCEL, que contam com tecnologias de economia de energia.

5. Incentive o uso de transportes alternativos

O grande número de carros circulando todos os dias pelas cidades é um dos responsáveis pela poluição. Além disso, muitas vezes o trânsito das grandes cidades atrapalha a chegada ao trabalho. Por isso, incentive a sua equipe a utilizar o transporte coletivo ou outros meios de locomoção, como bicicletas, patinetes etc.

Você também pode estimular as caronas solidárias para que os trabalhadores que moram próximos possam ir ao trabalho em um só veículo.

6. Invista em treinamentos sobre sustentabilidade

Oferecer treinamentos e palestras sobre a sustentabilidade industrial para os colaboradores mostra a eles a importância das práticas de reciclagem e uso consciente de recursos, não apenas dentro da empresa, mas também em suas casas e lugares de lazer.

7. Utilize fontes de energia renovável

Muitas organizações optam por trocar o fornecimento de energia elétrica para fontes de renováveis, como a energia solar. A instalação desse sistema está cada vez mais acessível, resultando em economia para a empresa e o crescimento sustentável.

A sustentabilidade industrial se tornou fundamental para empresas que buscam destaque no mercado. Procure adotar essas medidas simples, mas muito eficazes, para oferecer mais esse diferencial para os seus clientes e colaborar para o bem-estar do meio ambiente.

Gostou deste artigo? Então acompanhe nossa página do linkedIn lá abordamos mais sobre essa temática!

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz, com mais de 8 anos de experiência, na maioria em Java, desenvolvendo e criando aplicações com as últimas tecnologias, aprendendo e quebrando paradigmas um pouco a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *