Como aumentar o faturamento de uma empresa? 6 dicas para adotar hoje!

Todo profissional sonha em otimizar a sua produtividade e gerar mais valor para o seu negócio. Maximizar os ganhos de uma companhia de forma significativa pode parecer um objetivo muito abstrato sem metas objetivas. Mas não se preocupe: neste post, vamos apresentar algumas dicas valiosas para você descobrir como aumentar o faturamento de uma empresa e agregar vantagem competitiva.

Pode parecer que o crescimento de uma empresa está condicionado a investimentos maciços em tecnologia, mas não é somente a modernização que garante a expansão das oportunidades. Apostar em soluções digitais de primeira linha e consultores especializados ainda é indispensável, mas outras ações devem ser levadas em conta. Vamos conhecê-las!

1. Reduza os custos

Além de vender mais e fidelizar clientes, é importante otimizar a produção e reduzir os custos operacionais. O primeiro passo é mapear minuciosamente todos os custos da empresa, cortando gastos supérfluos e corrigindo inadequações do planejamento financeiro.

Recursos e insumos e, até mesmo, as contas de luz e água podem causar custos impróprios, que podem ser corrigidos com um trabalho de conscientização da equipe. Rever os contratos com fornecedores, pesquisando as novas opções do mercado, é fundamental para analisar as condições gerais de pagamento e o que pode ser modificado. Depois dessa verificação, é hora de implementar uma nova política de gastos na companhia.

É importante notar que um SGI, ou sistema de gestão integrado, é uma ferramenta tecnológica significativa para integrar os setores e reunir as informações de forma ágil para a adequada avaliação dos gestores.

2. Terceirize os serviços secundários

Esse tipo de serviço se refere às atividades que podem ser terceirizadas pela companhia, principalmente na área de tecnologia da informação. Nesse modelo, as organizações firmam contratos com prestadores de serviços especializados para gerir certos trabalhos até então operados pela própria empresa. Ao apostar na terceirização, são repassadas determinadas atividades para consultores com maior conhecimento técnico no assunto.

Esse processo, também conhecido como outsourcing, é bastante recorrente hoje — já que as instituições começaram a levar em consideração os benefícios de se concentrar somente no core business da organização. Desse modo, há uma melhoria geral na produtividade, já que os colaboradores passam a trabalhar apenas nas atividades-fim da empresa. As ações tecnológicas mais complexas são transferidas a consultores especializados.

3. Invista no pós-venda

Sabemos que conquistar novos clientes e expandir as oportunidades de negócio é essencial. Porém, muitas empresas, na ânsia de aumentar o faturamento somente por meio da atração de novos consumidores, acabam investindo pouco no importante período pós-venda — quando você fideliza o cliente que adquiriu algum produto de sua companhia e torna-o um freguês regular.

Quando o produto final é de qualidade, o consumidor reconhecerá o valor e voltará a consumir na mesma empresa. Assim, é importante armazenar um histórico com as informações repassadas pelos clientes (principalmente em compras online), investir em mídias sociais e canais eficientes de comunicação e apostar em estratégias de promoção — sem exagerar no envio de newsletters.

4. Aposte no marketing

Outra maneira de impulsionar as vendas e multiplicar a capacidade de faturamento é investindo diretamente em estratégias de marketing digital. Com a infinidade de opções para os consumidores que encontramos hoje, é preciso se destacar com conteúdos relevantes para os clientes. Algumas ações interessantes de publicidade e marketing são:

  • apostar em publicidade segmentada por meio de ferramentas, como Facebook Ads e Google Adwords;
  • investir na produção de conteúdo relacionado à área de atuação para atrair visitantes diversos ao seu site;
  • realizar campanhas de e-mail e enviar newsletters caprichadas;
  • trabalhar na interação direta com os consumidores nas redes sociais.

5. Tenha atenção aos preços

A precificação é um processo delicado e deve ser discutido com todo o rigor. Existem várias formas de atingir um valor que seja atraente para o mercado e recompensador para a empresa, mas alguns detalhes importantes devem ser levados em consideração.

O ponto de equilíbrio, ou seja, o indicador que demonstra o quanto é necessário vender para que as receitas atinjam o mesmo valor dos custos, não pode ser desprezado. Estabelecer uma quantia abaixo desse ponto por períodos prolongados é bastante arriscado, mas pode ser eficaz em ações estratégicas promocionais pontuais.

Outro fator importante é a relação entre o preço repassado ao cliente e o volume de consumidores. É preciso ponderar se vale a pena manter um valor baixo e conseguir um aumento significativo da clientela ou fidelizar poucos clientes que possam investir mais. Essa escolha vai determinar o posicionamento da empresa no mercado.

6. Utilize a tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta valiosa para todo empreendedor, não importa o perfil. Com suas funcionalidades, é possível:

  • otimizar os processos empresariais;
  • realizar ações de marketing;
  • automatizar tarefas repetitivas;
  • desfrutar o máximo da internet.

A automação dos processos concede diversos benefícios para os mais variados negócios. É possível reduzir o erro humano causado por distrações, além de delegar à máquina tarefas enfadonhas que tomem tempo de colaboradores talentosos. Um excesso de atividades burocráticas pode desmotivar alguns dos melhores profissionais, que buscarão desafios em empresas concorrentes.

Com equipamentos sofisticados, como o SGI, é possível integrar os processos e as atividades, facilitando a produção de relatórios e embasando decisões, tornando mais ágil o trabalho de toda a equipe. Com o tempo extra, será possível pensar em novas estratégias para agregar valor ao negócio e investir em inovação. O SGI, aplicado à gestão de projetos, é uma ótima medida para alavancar seus lucros.

Como foi possível perceber com o artigo, o leque de opções para multiplicar o faturamento de sua companhia é bastante variado. Uma boa medida é mesclar inovações tecnológicas a um plano bem estruturado de gestão de riscos, mapeando todas as deficiências na cadeia produtiva e provendo soluções rápidas com o uso de sistemas integrados e automatização dos processos.

Saber como aumentar o faturamento de uma empresa não é, definitivamente, uma equação insolúvel, mas requer planejamento, inovação e boa vontade de uma equipe sólida de colaboradores. Consultores especializados em soluções digitais de ponta podem ajudá-lo na implementação de ferramentas modernas de gerenciamento.

Gostou do post e quer ler mais sobre ferramentas de alto nível para gerenciar os seus negócios? Então, aproveite a visita e leia agora mesmo nosso artigo sobre a importância de adotar um sistema de gerenciamento integrado!

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