Como aplicar e quais os benefícios dos 5S hospitalar?

Atender e prezar pela vida ou mesmo um bom atendimento para os pacientes são fatores fundamentais para os profissionais da área da saúde. Sendo assim, alguns pontos devem ser considerados para que não ocorram falhas e os atendimentos prestados busquem um padrão igualitário de excelência, ou seja, que independente de qual funcionário prestou o atendimento a comunicação, comportamento, limpeza, local de atendimento e receptividade sejam as mesmas para todos os pacientes.

Área da saúde é movimentada e abastecida por muitos recursos humanos, que incorporam os setores administrativos, médicos, enfermeiros, anestesistas e dentre outros setores. Além de toda a equipe interna, o hospital também lida com leis, órgãos e certificações para avaliar o serviço prestado. 

Procurar e implantar metodologias que auxiliem os profissionais da área da saúde pode trazer muitos benefícios. Saiba como aplicar os 5S hospitalar e conheça os benefícios da metodologia.

Por que implantar o programa 5S hospitalar?

O segmento de saúde ainda possui muitas oportunidades de melhoria. Ter um ambiente de saúde organizado, limpo e identificado é fundamental para prestarmos uma assistência eficiente e de qualidade. Os profissionais da linha de frente, tanto em hospitais, quanto em clínicas e na atenção básica, perdem muito tempo procurando insumos, se movimentando dentro da instituição devido ao layout ruim e falta de organização. Sabemos que enfermeiros e médicos chegam a caminhar até 10 km por plantão! 

O 5S têm auxiliado as instituições de saúde a reduzir esse tempo de procura de material e a reorganizar os ambientes de trabalho, liberando mais tempo para que os profissionais possam realizar as atividades que realmente agregam valor ao paciente. 

Por onde começar a implantação dos 5S no ambiente Hospitalar?

Para implementação do 5S na saúde, é muito importante a capacitação e envolvimento da maior parte dos colaboradores e para que isso se torne parte da cultura da organização, é necessário incorporar na rotina das organizações, a checagem e auditoria dos ambientes de trabalho. Sempre sugerimos o uso de softwares fáceis e visuais. Utilizamos fotos do padrão dos ambientes para que sejam comparadas na hora da checagem dos checklists de verificação. As fotos do antes e depois e o tempo ganho nas operações, são algumas das maneiras que utilizamos medir os resultados da implementação do 5S. 


 

Quais os benefícios dos 5S na área da saúde?

O 5S beneficia a todos na organização, os ganhos de tempo, redução de estresse da equipe e melhora do clima organizacional, são alguns de seus benefícios, no entanto, as instituições devem utilizar uma abordagem leve e colaborativa para a implementação do programa. Já vi exemplos onde os profissionais ficaram traumatizados com o 5S, pois foi implementado de maneira autoritária e não levou em conta a experiência de quem utilizava os espaços de trabalho. Por isso, nossa abordagem é sempre participativa e colaborativa. Quem sabe melhor onde deve ficar o carrinho de parada em uma UTI? Quem utiliza todos os dias. E isso deve ser acordado entre a equipe toda. 

Sendo assim, conheça algumas dicas para aplicação do 5S hospitalar: 

  1. Envolva o máximo de pessoas possíveis.
  2. Comunique muito bem as ações.
  3. Organize os ambientes de maneira a facilitar o acesso, considerando a frequência de uso. 
  4. Crie uma rotina de checagem visual e simples, incluindo o máximo de pessoas na rotina (com revezamento entre a equipe), afinal o 5S é responsabilidade de todos e não de alguns.  
  5. Não tenha medo de começar! 

Ficou com alguma dúvida ou precisa de auxílio para implantação da metodologia 5S na área da saúde? Deixe seu comentário ou entre em contato pelo Linkedin.

Alice Sarantopoulos

Sobre Alice Sarantopoulos

Consultora em Gestão da Saúde, CEO da AtosInova Saúde, enfermeira, mestre e doutora em Lean Healthcare, com certificação Black Belt em Lean Six Sigma. Pesquisadora do Grupo de Inovação e Gestão na Saúde - CNPq e editora associada do Journal of Innovation and Healthcare Management. Alice tem experiência internacional em Lean Healthcare como Aluna Visitante no Robert Foisie School of Business do Worcester Polytechnical Institute nos EUA (2015). Autora de artigos científicos de aplicação de Lean na saúde, autora do "modelo de melhoria contínua do Arco e Flecha" e autora de livros em Lean Healthcare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *