Como aplicar os 5S na vida pessoal?

metodologia 5S surgiu no Japão pós-guerra e, desde então, vem sendo utilizada por muitas empresas em suas estratégias de gestão e organização. O seu nome está relacionado às cinco palavras japonesas que dão suporte ao método: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitusuke.

O que pouca gente sabe é que, muito além de uma metodologia aplicável em modelos de negócio e organizações empresariais, o 5S também pode ser trazido para outros segmentos, como a vida pessoal.

Neste artigo especial, vamos mostrar como é possível aplicar a metodologia 5S na vida pessoal, melhorando seus relacionamentos e também a sua forma de lidar com os desafios diários. Acompanhe a leitura e entenda!

Seiri – Identifique o que realmente é útil

O Seiri diz respeito ao senso de utilidade, com o preceito de entender o que realmente é útil e o que pode ser descartado. Na sua vida pessoal, você pode aplicar este conceito tanto na organização das suas gavetas quanto na gestão dos seus problemas.

Em se tratando de objetos, sempre que você pensar “pode ser que um dia eu precise disso” é sinal de que ele não é útil e deve ser descartado. O mesmo vale para os seus problemas e relações — tudo aquilo que ocupa espaço e não agrega qualquer valor deve ser eliminado da sua vida.

Seiton – Organização em todas as áreas da sua vida

Seiton é uma etapa do 5S que trata especificamente da organização e significa colocar “cada coisa no seu devido lugar”. Em uma empresa, cada mercadoria ou produto deve ter um espaço definido para estocagem, pois isso facilita a sua localização, otimiza a limpeza e melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Ao aplicar o 5S na vida pessoal, o Seiton é representado pela necessidade de organizar as suas atividades e a rotina a fim de manter a sua agenda em ordem e ter tempo para cumprir todos os seus planos e objetivos.

ideia de colocar cada coisa no seu devido lugar se aplica também às suas questões pessoais. É necessário entender o nível de importância e urgência das suas demandas e estabelecer quanto tempo e energia você dedicará a cada uma delas.


 

Seiso – Limpeza é essencial

O Seiso diz respeito ao quesito limpeza, mas o seu conceito ultrapassa a ideia de limpar algo que está sujo. O seu propósito é identificar as fontes de sujeira e evitar ao máximo hábitos que sujem um ambiente.

Na sua vida, isso implica basicamente na ideia de que limpar a sujeira é uma tarefa da sua vida mas que o “não sujar” deve ser um hábito. Por isso, elimine os maus pensamentos sempre que eles surgirem, mas lembre-se de que evitar que eles surjam é ainda mais importante.

Shitsuke – Disciplina como uma prática diária

A disciplina como uma prática diária contribui para que você tenha bons resultados em todas as áreas da sua vida. Isso permite, entre outras questões, que você:

  • Saiba como agir frente aos problemas;
  • Melhore sua visão de mundo e seus valores pessoais;
  • Melhore sua comunicação;
  • Seja rigoroso com horários e prazos;
  • Saiba receber críticas;
  • Tenha facilidade na execução de tarefas.

Seiketsu – Tenha uma vida saudável

Além dos quatro pilares já mencionados, há ainda o Seiketsu, que trata especificamente da padronização. O seu objetivo, no ambiente de trabalho, é conscientizar as pessoas que elas devem manter o seu local de trabalho favorável à saúde e higiene.

Na vida pessoal , ele pode ser visto como uma forma de enxergar a relevância que a saúde tem em todas as áreas da sua vida. Por isso é importante manter uma vida mais limpa, pura, uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e o cuidado integral com o seu bem estar.

Gostou deste artigo sobre o 5S na vida pessoal? Então aproveite para seguir a página da Delogic no LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos exclusivos como esse.

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz, com mais de 8 anos de experiência, na maioria em Java, desenvolvendo e criando aplicações com as últimas tecnologias, aprendendo e quebrando paradigmas um pouco a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *