Como criar relatórios e Indicadores 5S? Saiba aqui!

Powered by Rock Convert

Mensurar dados, criar indicadores 5S e tangibilizar os resultados é um fator fundamental. Mas essa pode ser uma tarefa complicada para aqueles que não utilizam métodos e ferramentas qualificadas em seu sistema de gestão.

Muitas metodologias como o 5S são implantadas diariamente nas empresas. Porém, na hora do apontamento e do levantamento do resultado, alguns gestores não sabem como deixá-los palpáveis.

Quer entender melhor como criar relatórios e indicadores 5S? Conheça o Lean5S, software que ajuda você a desenvolver esse trabalho!

O que é metodologia 5S?

A metodologia surgiu no Japão, criada por Hiroyuki Hirano, um especialista em gestão. O conceito surgiu com a necessidade de fomentar valores, como disciplina e organização, de forma ágil dentro das instituições.

A nomenclatura se refere aos cinco conceitos básicos para o entendimento da ferramenta. São eles:

  • Senso de utilização;
  • Senso de arrumação e ordenação;
  • Senso de limpeza;
  • Senso de padronização e saúde;
  • Senso de autodisciplina;

Na língua japonesa, essas palavras se iniciam com a letra S. De modo geral, a metodologia atua diretamente na redução do desperdício que causa gastos extras às organizações.

Como aplicá-la?

É necessário definir um time para encabeçar o projeto. Depois, é hora de construir a infraestrutura para a implementação efetiva.

É uma boa medida escolher um departamento específico para testar a metodologia em sua empresa, de preferência um setor que apresente o maior número de deficiências. Assim, o retorno gerado vai estimular a implementação em toda a companhia, agregando valor.

Após, é preciso realizar o processo em etapas, reservando um S para cada passo. O tempo estipulado para a aplicação deve levar em conta o período de absorção dos novos valores por parte dos colaboradores. É importante criar equipes multidisciplinares para favorecer a cooperação e a comunicação interna.

Como comprovar a eficácia por meio de indicadores 5S?

Os ganhos gerais com o 5S se relacionam, principalmente, à elevação da produtividade, à facilidade de acessar documentos importantes, à limpeza dos locais de trabalho e à agilidade conferida aos processos empresariais.

O Lean5S pode contribuir na distribuição das tarefas entre o comitê 5S. Também permite acompanhar auditorias, indicadores 5S e seus resultados, em tempo real, usando o desktop ou um dispositivo móvel.

Com ele, você tem, na palma da mão, resultados palpáveis para apresentar naquela reunião importante. Ainda, garante boa aplicabilidade e saúde da metodologia 5S em toda a empresa por meio do mapa de calor.

Viu como criar relatórios e indicadores 5S com o uso do software é um processo bem mais fácil? Com ele, você terá um relatório de evidências completo de qualquer auditoria e poderá criar planos de ações, caso o índice de inspeção ou de auditorias não esteja como o desejado.

Ficou com alguma dúvida sobre indicadores e relatórios disponibilizados pelo Lean5S? Deixe aqui sua pergunta!

Liliane Ferraz

Sobre Liliane Ferraz

Apaixonada por mídias sociais, planejamento estratégico e eventos comecei a atuar nesta área em 2013. Atualmente sou analista de marketing digital na Delogic, onde coordeno todos os projetos de brand e performance da empresa tanto no âmbito digital quanto no off-line.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *