Como implementar os 5S nas empresas de usinagem?

Empresas de usinagem podem ser consideradas essenciais. Elas são responsáveis pela fabricação de peças para máquinas em diferentes indústrias, por exemplo: a farmacêutica, a automobilística e a petroquímica. Por isso, precisam agir com eficiência e eficácia.

Nesse processo, é crucial a adoção de bons métodos de trabalho. O 5S é um ótimo exemplo disso. Em suma, consiste na implementação de 5 sensos que objetivam tornar a empresa de usinagem mais limpa, organizada e próspera, otimizando a precisão e qualidade diária.

Nos tópicos seguintes, oferecemos algumas dicas para implementar o método 5S no setor de usinagem. Continue lendo!

Estude a fundo o que é 5S e sua aplicação nas empresas de usinagem

Se você quer adotar o 5S, o primeiro passo é estudá-lo. Isso quer dizer que você deve entender sua origem, importância e melhores práticas, bem como estimular seu time a fazer o mesmo. O programa é baseado em 5 sensos:

  1. seiri (senso de utilização): mantenha o que é importante e elimine o trivial;
  2. seiton (senso de ordem): organize as coisas de modo que facilite sua utilização;
  3. seiso (sendo de limpeza): mantenha o local de trabalho e agradável;
  4. seiketsu (sendo de padronização): padronize seus principais processos e soluções;
  5. shitsuke (senso de disciplina): seja disciplinado para manter tudo o que foi feito.

Conscientize a equipe sobre a importância dos 5S nas empresas de usinagem

Mesmo que você considere o método crucial e esteja animado em adotá-lo, sem o time, pouca coisa pode ser feita. São os colaboradores que transformam a intenção em realidade. Eles garantem que ideias sejam disseminadas e integradas à cultura.

Portanto, reúna seu time, explique a importância do assunto e ofereça treinamentos. Fale que o 5S pode gerar mais bem-estar nas empresas de usinagem e reduzir o número de acidentes e falhas no trabalho. Logo, é algo que gera qualidade de vida e produtividade.


Coloque 5S em prática com o time de trabalho

Entendido o que é 5S e disseminada sua importância, é hora de colocar a “mão na massa”. Faça com que os sensos de utilização, ordem, limpeza, padronização e disciplina ganhem vida no empreendimento.

Para tanto, lembre-se de que o 5S não é um trabalho solitário. É algo conjunto. Todos os profissionais, do CEO ao estagiário, devem participar.

Estimule os profissionais pelas boas práticas adotadas

A adoção do 5S exige esforço contínuo. Os profissionais devem monitorar frequentemente se os sensos estão sendo respeitados e o que pode ser ajustados, até que o assunto torne-se efetivamente parte da cultura e algo natural.

Para que isso aconteça, é interessante estimular os profissionais e equipes. Crie prêmios de destaque, destinado aos profissionais ou times que adotam o 5S com mais rigor e consistência. Desse modo, conseguirá estimular e sustentar boas práticas diárias.

As empresas de usinagem podem obter diversos benefícios com a adoção do 5S, como o aumento da eficiência e eficácia nos processos diários, bem como todos os benefícios subsequentes. Portanto, aproveite para adotar as dicas apresentadas neste artigo e estudar mais sobre o 5S e sua implementação.

Gostou do nosso artigo? Aproveite, então, para conhecer 5 dicas de cursos grátis da metodologia 5S e comece a desenvolver novas competências!

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Sócio e Diretor da Delogic Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na criação de softwares customizados para pequenas, médias e grandes empresas. Dedico meu tempo livre para aprender e compartilhar artigos sobre Tecnologia, Softwares, Gestão e Qualidade empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *