Confira as 4 principais certificações de qualidade ISO!

Powered by Rock Convert

As certificações de qualidade ISO são um conjunto de normas reconhecidas em todo o mundo, que alinham padrões de qualidade, gestão, questões ambientais, entre outros. As empresas que possuem esses certificados ganham destaque no mercado, oferecendo um diferencial aos consumidores que optam pelos seus serviços.

As normas ISO têm como objetivo o constante desenvolvimento dos processos internos das empresas, para que todas as atividades sejam feitas com qualidade e organização. Quer saber mais sobre esses certificados e quais são os mais conhecidos? Continue a leitura deste artigo!

Principais certificações de qualidade ISO

Dentro da gestão de uma empresa, a busca pela qualidade é uma parte essencial para garantir que os produtos e serviços ofertados sejam os melhores possíveis, aumentando a satisfação dos clientes e promovendo o sucesso sustentável da organização.

Estruturar os processos da organização com base nas certificações de qualidade ISO é o melhor caminho para ter sucesso na conquista desses excelentes resultados. Quando a sua empresa é certificada pelas normas ISO, ela está adequada a um padrão de qualidade que é aceito e valorizado em 164 países.

Confira agora quais são as principais certificações de qualidade ISO e os seus objetivos!

1.  ISO 9000

A ISO 9000 é uma das mais famosas, pois é voltada para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas. Nela, são descritos alguns meios de implementar e monitorar técnicas de otimização de processos, para que a administração do negócio seja cada vez melhor.

Entre as certificações de qualidade ISO 9000, estão:

  • ISO 9001: traz orientações sobre a qualidade em todos os processos internos;
  • ISO 9004: determina a conduta certa para o sucesso da empresa, baseada no Sistema de Gestão da Qualidade;
  • ISO 19011: contempla instruções para fazer auditorias de sistemas de gestão.

2.  ISO 9001

A ISO 9001 é focada na satisfação do cliente final, auxiliando as empresas a desenvolverem maneiras de otimizar o seu desempenho, para alcançarem altos níveis de qualidade. A certificação é feita depois de uma auditoria da norma ISO 9001, que garante que a organização vai:

  • operar com maior eficiência;
  • cumprir todos os requisitos legais e regulatórios;
  • alcançar novos clientes;
  • identificar e solucionar falhas e riscos.

3.  ISO 14000

As certificações de qualidade ISO 14000 estabelecem diretrizes para implementar com sucesso o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações. Com propostas ligadas à sustentabilidade, as certificações dessa família procuram garantir o equilíbrio e a proteção ambiental por meio da prevenção de falhas e problemas que podem vir a afetar a sociedade e a economia.

Para que uma empresa possa ter o certificado ISO 14000, ela deve se comprometer com a legislação ambiental do seu país. Quando a certificação é adquirida, a organização comprova que está colaborando com a natureza e demonstra esforços para preservar o meio ambiente em padrões mundiais.

Isso não quer dizer apenas que a empresa está de acordo com as leis ambientais, mas também que ela está disposta a reorganizar a corporação, adotando padrões que incluem o envolvimento e treinamento de todos os colaboradores.

4.  ISO 17025

Essa ISO envolve processos de certificação de laboratórios de ensaios e de calibração. Esse certificado é a comprovação de que o laboratório realiza suas atividades com precisão, oferecendo resultados fiéis e de alta qualidade. Dessa forma, os clientes que contratam uma organização acreditada pela ISO 17025 se sentem mais seguros e satisfeitos.

Se a sua empresa está em busca de soluções para atender as exigências das principais certificações de qualidade ISO, conte com a Delogic. Somos uma organização especializada em serviços que vão aumentar a produtividade e a integração de todos os sistemas do seu negócio, melhorando a imagem diante do mercado e dos clientes.

Como você viu neste artigo, as certificações de qualidade ISO oferecem destaque para as organizações que estão dispostas a melhorarem e adequarem seus processos de produção, garantindo aos consumidores serviços e mercadorias de alta qualidade.

Se você quer saber mais sobre os serviços da Delogic e aprimorar a gestão de sua empresa, entre em contato conosco!

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *