5 dicas para fazer um planejamento de projetos eficiente!

Powered by Rock Convert

Todo gestor sonha em ter sempre à mão planos de metas bem definidos, com metas factíveis e alternativas sólidas para se precaver contra os percalços que podem surgir durante os trabalhos. Um planejamento de projetos eficiente é a solução para não correr riscos e construir uma reputação de confiabilidade no mercado.

No entanto, quais são as etapas necessárias? Neste post, apresentaremos 5 dicas importantes para ajudar a expandir as suas oportunidades de negócio por meio de um planejamento mais preciso e qualificado. Confira!

1. Determine os recursos disponíveis

Antes de todo o resto, é preciso garantir que você dispõe de todos os recursos necessários para a execução do projeto. Esses recursos envolvem tudo o que você precisa para realizar o trabalho, desde os insumos até colaboradores talentosos.

Dessa forma, é preciso conhecer os conjuntos de habilidades requeridos e o atual nível de capacitação dos colaboradores para atender as devidas demandas de cada tarefa. Afinal, com profissionais de alto nível, será mais fácil determinar os insumos e as soluções digitais necessárias para completar as atividades de forma bem-sucedida.

2. Construa um cronograma detalhado

Outro passo essencial para realizar o planejamento é entender e estabelecer o cronograma, especificando o período de tempo atribuído a cada atividade. Dessa forma, os gestores conseguem estimar uma margem segura para a realização de cada ato.

Esse cronograma geral deve conter informações minuciosas do tempo necessário para concluir o projeto. É essencial realizar uma pesquisa baseada em trabalhos similares já concluídos para prever os períodos a serem atribuídos a cada tarefa e a quantidade de colaboradores que será alocada.

3. Distribua as etapas

Após a elaboração e a definição do cronograma, é fundamental recorrer a uma importante ferramenta de gestão conhecida como Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Esse instrumento proporciona um diagrama sólido para compor os grupos de trabalho associados a cada processo.

O diagrama vai delinear etapas mais robustas e quebrá-las em projetos menores para facilitar a distribuição. Após determinar quais são as grandes etapas e transformá-las em atividades de escopo menor, é possível delegar tarefas e estabelecer um conjunto mais organizado e equilibrado de ações.

4. Desenvolva um plano preliminar

Quando a elaboração chega a esse ponto, já podemos dizer que o seu planejamento tem uma fundação sólida. O próximo passo é elaborar um plano preliminar, que já vai entregar algumas informações mais específicas, como datas de entregas. O seu plano preliminar deve conter:

  • prazos bem definidos ​​e um plano de tarefas bem detalhadas;
  • datas estimadas de aprovação do seu cliente;
  • ações definidas para contornar imprevistos no cronograma em geral;
  • descrição dos recursos e das atividades a serem desempenhadas por cada colaborador;
  • estratégias e ferramentas de ação para melhor gerenciar os projetos;
  • objetivos finais.

5. Automatize os processos

A automação proporciona a execução de atividades repetitivas e manuais de forma automática, com implantação de soluções digitais de ponta. Dessa forma, os colaboradores que perdem tempo com tarefas do tipo podem ser deslocados para trabalhos mais desafiadores, agregando valor para a companhia.

Por isso, é importante considerar a automatização dos processos em seu planejamento, já que isso poupará tempo para a execução geral dos trabalhos. Isso possibilita a entrega mais rápida de produtos aos clientes, além de modernizar e valorizar a companhia, motivando parceiros em potencial a contatar a empresa.

Como pudemos ver no artigo, é possível desenvolver um plano mais seguro de ações para otimizar o gerenciamento geral dos projetos, com metas e prazos bem definidos.

Combinando o esforço de profissionais qualificados com a introdução de ferramentas tecnológicas avançadas, é possível elaborar e executar um planejamento de projetos eficiente.

Gostou do post e quer ler mais conteúdos como este? Então, siga-nos nas redes sociais para conferir nossas atualizações em primeira mão! Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz, com mais de 8 anos de experiência, na maioria em Java, desenvolvendo e criando aplicações com as últimas tecnologias, aprendendo e quebrando paradigmas um pouco a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *