Embalagens sustentáveis para alimentos

Utilizar embalagens sustentáveis para alimentos pode fazer toda a diferença em um negócio. Com o aumento da preocupação das pessoas com o meio ambiente é natural que muitos prefiram adquirir produtos que também têm esse mesmo cuidado.

Portanto, além de cuidar da natureza o empresário que adota essa medida também demonstra ao mercado o que a empresa vem fazendo para garantir a sustentabilidade, atingindo um público que tem essa mesma preocupação.

Neste artigo, mostraremos como a adoção de embalagens sustentáveis pode ser interessante para o ramo de alimentos. Acompanhe!

Como a sustentabilidade empresarial agrega valor à marca?

Inicialmente, é importante entender que a sustentabilidade empresarial agrega valor à marca de um negócio. Obviamente, esse é um benefício agregado, pois o principal motivo que deve levar um empresário a pensar nesse processo é o cuidado com o meio ambiente.

Essa é uma responsabilidade de todas as pessoas, entretanto, algumas empresas causam grandes impactos no ecossistema e precisam compensar isso de alguma forma ou adotar algumas medidas para diminuir esse impacto tão negativo na natureza.

A sustentabilidade é um tema debatido a anos e, apesar de alguns empresários ainda não terem aberto os olhos para essa necessidade ela vem sendo muito bem-aceita por outros que entenderam a importância disso.

Por outro lado, existe um ganho considerável com relação à forma que o mercado enxerga as empresas que se preocupam com a sustentabilidade. É comum encontrar consumidores que preferem marcas que têm essa preocupação para gastar o seu dinheiro, portanto, vale muito a pena reservar um capital para aplicar a sustentabilidade.

Esse aspecto, inclusive, pode ser encarado como uma espécie de investimento por muitos empresários, discorreremos com mais detalhes sobre esse ponto em outro tópico deste artigo. Continue lendo!

Como utilizar embalagens sustentáveis para alimentos?

Um grande desafio para os empresários que se preocupam com a qualidade dos produtos ou serviços fornecidos e com o meio ambiente é produzir embalagens sustentáveis para alimentos. Afinal, elas precisam ser feitas de elementos que, além de serem naturais, não podem interagir de forma negativa com os produtos que são armazenados.


Portanto, existem alguns materiais próprios para essa utilização e discorreremos sobre os principais nos próximos tópicos.

Fibra de coco

A fibra de coco é uma embalagem que vem sendo muito explorada pela indústria brasileira para armazenar alimentos. Além da facilidade de manuseio e, principalmente, a existência de muitas plantações desse produto no Brasil ela vem sendo uma das favoritas a ganharem ampla utilização por parte das empresas.

Inclusive, a embalagem foi finalista de um concurso mundial que premia criações que contribuem para a sustentabilidade. Além de substituir o plástico a utilização desse tipo de embalagem também resolve outro problema sério.

A fibra do coco, mesmo que seja um material totalmente orgânico, demora cerca de 10 anos para se decompor, ocupando grandes espaços em aterros sanitários. A utilização desse material para a confecção de embalagens resolveria esses dois problemas de uma só vez.

Papel reciclado

Outro modelo de embalagem muito utilizada para alimentos é o papel reciclado. Ele pode ser constituído de restos conservados e livres de agentes nocivos à saúde ou produzido a partir de sementes encontradas na natureza.

O papel reciclado é mais indicado para a confecção de rótulos e não propriamente para a armazenagem de produtos alimentícios, tendo em vista que em alguns casos eles podem conter elementos tóxicos que podem contaminar os alimentos.

Polvilho

Outro material utilizado é o polvilho. A vantagem desse elemento é que em muitos casos ele pode, inclusive, ser consumido pelas pessoas. Portanto, é uma embalagem muito segura e que pode ser tranquilamente utilizada para armazenar alimentos e substituir o plástico, polietileno e outros elementos.

Qual é a vantagem do investimento em sustentabilidade?

Afinal, quais são as vantagens empresariais conquistadas ao investir em sustentabilidade? Quando uma empresa lança um novo produto ou reformula uma marca ela sempre deve caminhar ao lado da identidade da empresa.

A preocupação mundial com a sustentabilidade tem modificado consideravelmente os hábitos de consumo das pessoas. Esse fator aliado a consciência ambiental exige que as embalagens dos produtos alimentícios atendam a essa necessidade do mercado.

Existem pessoas que, inclusive, preferem consumir produtos de empresas que têm essa preocupação, eliminando totalmente aqueles que não se manifestam quanto a esse aspecto.

Esse posicionamento proporciona à empresa criar um engajamento quanto a valorização da atitude eco friendly, ou seja, amigável com o meio ambiente. Esse investimento proporciona retornos tangíveis para a empresa, tendo em vista que conquistará consumidores que reconhecem o posicionamento da empresa com relação ao meio ambiente.

Portanto, adotar materiais sustentáveis para a produção de embalagens faz toda a diferença nos resultados da empresa e deve ser encarado como um investimento e não somente como um custo, o que ocorre com outras embalagens tradicionais que utilizam elementos que degradam o meio ambiente.

Outro ponto impactado é a logística reversa. Utilizando materiais sustentáveis que podem ser reutilizados ou retornados para a origem do processo, além de ser altamente benéfico para o meio ambiente, também reduz o custo com embalagens.

Além do ganho com aumento no volume de vendas também ocorrerá uma redução considerável nos custos e isso se deve a dois motivos muito simples. Primeiro, a confecção desse modelo de embalagem é mais barata, tendo em vista que os elementos são facilmente encontrados na natureza.

Em alguns casos, inclusive, a matéria-prima é fruto de descartes, como ocorre com a fibra de coco. Isso facilita em muito a confecção dessas embalagens. Além disso, existe a possibilidade de retorno desses elementos, diminuindo a confecção de novas embalagens para os seus produtos alimentícios.

Por fim, podemos concluir que a adoção de embalagens sustentáveis para alimentos, além de contribuir com o meio ambiente também se torna um grande diferencial competitivo que pode impactar no aumento das vendas e na melhoria da visibilidade do mercado perante o seu negócio.

Gostou desse artigo e quer continuar estudando sobre o ramo da indústria de alimentos? Confira o artigo sobre boas práticas de fabricação de alimentos da ANVISA.

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Sócio e Diretor da Delogic Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na criação de softwares customizados para pequenas, médias e grandes empresas. Dedico meu tempo livre para aprender e compartilhar artigos sobre Tecnologia, Softwares, Gestão e Qualidade empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *