Entenda o que é a curva em S e como utilizá-la em seus projetos!

A curva em S, também conhecida como curva S em alguns manuais, é um modo eficaz de apresentar e comparar informações gerenciais para realizar um acompanhamento mais preciso dos projetos. Por meio de uma representação gráfica, é possível acompanhar etapas cruciais na sequência de atividades programadas e intervir, caso uma das fases não agrade aos gestores.

Cobrindo todo o ciclo de vida do projeto, a curva em S permite que sejam traçadas tendências para otimizar os processos da empresa. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse método e como aplicá-lo em sua rotina empresarial. Confira!

O que é a curva em S?

Basicamente, é uma ferramenta de acompanhamento de projetos utilizada para apresentar informações gerenciais importantes durante a execução das atividades. Apresenta uma representação gráfica que possibilita a visualização clara e simultânea do contraste entre o que foi planejado inicialmente e o que foi efetivamente realizado.

Como a curva em S apresenta todo o ciclo de vida de determinado projeto, é possível monitorar o histórico e a evolução das tarefas. Desse modo, fica mais fácil traçar as tendências para as quais o trabalho deve ser direcionado.

Essa ferramenta é conhecida como um modo eficaz de apresentação dos dados dos processos e, por meio da análise oferecida pela aplicação, os gestores passam a ter um controle elevado sobre as rotinas produtivas, podendo intervir em casos em que as metas predeterminadas não estejam sendo respeitadas.

Desse modo, é possível evitar custos muito além do planejamento inicial, evitando o comprometimento do orçamento comercial.

O nome deriva do modelo matemático que inspirou o conceito, a curva de Gauss. A forma gráfica que melhor representa o somatório das parcelas — o valor acumulado — apresenta um traçado semelhante a um “S”.

Gráfico com uma curva em S

Gráfico com uma curva em S

Como é o desenvolvimento do projeto?

A linha de base do projeto (baseline) se trata do planejamento efetivo das tarefas. Ela deve ser guardada pelos líderes para que a comparação do que foi previsto com os resultados não seja inviabilizada. Assim, o sucesso do emprego da curva em S depende dessas duas medidas.

Para realizar esse início do processo com eficiência, é essencial organizar bem as informações durante o momento de planejamento, registrando o máximo de dados e atualizações possível.

Após essa primeira etapa, é hora de deixar o que foi planejado um pouco de lado e concentrar-se no que foi realizado de fato. É comum que essa verificação ocorra mensalmente, mas nada impede que o período escolhido seja trimestral ou semestral. O importante é igualar os dois períodos (planejamento e execução) para realizar uma comparação mais precisa.

Se a baseline foi preservada, basta, agora, organizar os dados que representem o que foi efetivamente executado com a etapa inicial de planejamento. E é aqui, finalmente, que o gráfico da curva em S será desenvolvido. Os planos previstos devem ser traçados junto aos resultados para gerar um gráfico que represente verdadeiramente os dois estágios.

Tendo os dados em mãos, fica mais fácil para os gestores analisar a representação gráfica e obter uma maior compreensão do status real do projeto. Essa comparação vai fornecer insights importantes para influenciar positivamente o processo decisório a partir de então.

Quais são as principais vantagens do uso da curva em S?

Como mencionamos, o gráfico resultante da operação vai garantir decisões mais seguras para os processos da companhia. Porém, podemos destacar outros motivos:

  • redução dos erros, tanto na fase inicial como na execução, de novas obras ou investimentos;
  • possibilidade de previsão baseada em experiências anteriores;
  • visualização clara dos gargalos e do que pode melhorar;
  • redução de custos com a experiência adquirida em pesquisas e no próprio decorrer dos novos projetos.

Percebeu como a curva em S é essencial para revigorar todo o processo de planejamento e execução das rotinas empresariais do seu negócio? O gráfico gerado fornece uma mensuração rigorosa de todo o projeto, beneficiando a preparação cuidadosa e ajudando a reduzir os custos do seu negócio.

Agora, se você gostou deste conteúdo, assine a newsletter para receber as nossas atualizações em primeira mão!

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *