Entenda o que é a gestão da qualidade e sua importância

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Oferecer serviços ou produtos de qualidade é um dos diferenciais mais importantes de uma empresa e um dos principais fatores que afetam sua competitividade no mercado. Por isso, saber o que é a gestão da qualidade e como implementá-la em todos os processos empresariais é fundamental para atingir bons resultados.

A gestão da qualidade, quando feita de forma adequada, ajuda a garantir a excelência dos serviços prestados e a satisfação dos clientes. Além disso, evita gargalos em processos que, muitas vezes, impactam a produtividade e os lucros da organização.

Quer saber mais sobre o motivo da gestão da qualidade ser importante para sua empresa? Acompanhe a leitura!

O que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade é uma estratégia que tem como objetivo manter altos padrões de qualidade nos serviços prestados, nos produtos desenvolvidos, no atendimento aos clientes e nos processos internos da empresa. Ela deve ser adotada em todas as empresas, pois ajuda a torná-las mais eficientes e, consequentemente, a melhorar sua imagem no mercado.

Há diversas práticas e ferramentas de gestão da qualidade que podem ser utilizadas na organização, como o método PDCA, que busca implementar melhorias contínuas na empresa. Além disso, a companhia pode adotar normas de qualidade e buscar obter certificações — como a ISO —, que são muito valorizadas.

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SQG) certificado de acordo com a norma ISO 9001 traz diversas vantagens para a empresa, já que ela estabelece um padrão reconhecido internacionalmente. Assistindo ao vídeo abaixo, você pode entender melhor sobre o assunto.

Por que ela é importante?

A gestão da qualidade traz diversos benefícios para todos os setores da organização e permite alcançar, além de uma maior reputação e de mais destaque em meio à concorrência, um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo. Outras vantagens serão apresentadas a seguir.

Redução de custos operacionais

Para aumentar a qualidade, não é preciso aumentar também os custos da empresa. Pelo contrário, a gestão da qualidade ajuda a identificar melhor os custos operacionais do negócio e formas de reduzi-los. Com ela, é possível evitar desperdícios gerados por processos ineficientes e custos para corrigir erros que surgem com frequência.

Ganho de competitividade

Ao fazer uma gestão da qualidade, a empresa passa a desenvolver melhores produtos e serviços, além de ter maior liberdade para implementar inovações. Além disso, com a redução de custos, a empresa passa a ter mais dinheiro disponível para investir em melhorias. Com produtos diferenciados e de qualidade reconhecida e as melhores práticas de desenvolvimento e produção, a organização torna-se mais competitiva e destaca-se no mercado.

Maior satisfação dos clientes

Uma das principais vantagens da gestão da qualidade é o aumento de satisfação dos clientes devido a uma maior qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Porém, o relacionamento com eles também é levado em conta. A gestão da qualidade inclui a prestação de um melhor suporte no pós-venda, bem como uma comunicação mais clara para garantir que todas as expectativas dos clientes sejam atendidas.

Mais produtividade

Ao implementar um modelo de gestão da qualidade, os processos empresariais ficam mais bem definidos e passam por diversas melhorias que aumentam a produtividade. Essa otimização de processos pode ser alcançada, por exemplo, por meio do uso de sistemas de gestão empresarial.

Além disso, com a gestão da qualidade, determinados problemas, como comunicação ineficiente, erros e retrabalhos — que provocam muita perda de tempo para as equipes —, têm uma resolução mais fácil. Assim, a empresa pode elevar sua lucratividade ao produzir mais e melhor em menos tempo.

Agora você já percebeu que a gestão da qualidade é uma estratégia importante para que a empresa atinja seu máximo potencial e alcance melhores resultados. A tecnologia pode ser uma grande aliada nisso, principalmente com o uso de softwares que permitam gerenciar melhor os processos e otimizá-los.

Gostou do nosso conteúdo e quer continuar se aprofundando no tema? O relatório de não conformidade é uma ferramenta indispensável para fazer uma gestão de qualidade ainda mais eficiente em sua empresa. Veja o nosso post e confira mais informações acerca do assunto!

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz, com mais de 8 anos de experiência, na maioria em Java, desenvolvendo e criando aplicações com as últimas tecnologias, aprendendo e quebrando paradigmas um pouco a cada dia.

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