8 ferramentas de gestão de qualidade que são essenciais para uma empresa

Vivemos um momento em que o mercado está cada vez mais exigente e competitivo. Para se manter firme e forte e acompanhar os avanços dos recursos tecnológicos, é preciso investir em melhorias contínuas por meio de ferramentas de gestão de qualidade. Com elas, planejamos, organizamos, controlamos e administramos processos de uma forma mais eficiente.

Alcançar um padrão de excelência não é uma tarefa tão simples para os gestores. Por isso, recomendamos o uso de ferramentas de análise, que facilitam todo o fluxo de gestão de pessoas, processos e informações — além de auxiliar na tomada de decisões.

Cada negócio demanda um tipo de avaliação diferente. Para guiar seus passos, vamos listar 8 recursos que podem melhorar a qualidade de todos os processos e antecipar eventuais falhas. Continue a leitura e aprenda mais sobre gestão!

8 ferramentas de gestão de qualidade para implementar

Com tantos recursos disponibilizados pela tecnologia, o que não falta é opção de ferramentas de gestão de qualidade. Assim como médicos e engenheiros têm seus instrumentos para realizar um bom trabalho, gestores de empresas também podem contar com um apoio extra.

Prezar por um padrão de excelência faz parte das regras que regem as normas de gestão, com o propósito de guiar o negócio por um caminho transparente. Em resumo, é fazer sempre o melhor a fim de atender as expectativas dos clientes. Vamos mostrar, a seguir, algumas das principais ferramentas.

1. QMS (Quality Management System)

O Sistema de Gestão de Qualidade, ou QMS, tem como propósito validar todos os processos que ocorrem dentro da empresa. Desde a padronização de fluxos, em busca de melhorias contínuas, até a colaboração entre equipes e a centralização das informações. Com ele, a tomada de decisões ganha mais segurança, graças aos indicadores de desempenho.

O QMS vai além de mapear processos — ajuda a melhorar a comunicação entre as equipes, integrar as áreas, reduzir os custos, otimizar o tempo e contribuir com a imagem da empresa. Tudo isso acontece graças à implementação de um sistema de gestão de qualidade.

2. TQM (Total Quality Management)

A Gestão de Qualidade Total, ou TQM, é uma ferramenta com foco voltado ao cliente e, por isso, propõe melhorias contínuas de processos. Entre os benefícios estão a otimização dos recursos, redução de custos e aumento do engajamento das equipes por meio de uma comunicação transparente. O objetivo é aprimorar as operações de um jeito mais eficiente.

3. EQM (Enterprise Quality Management)

A Gestão de Qualidade Empresarial, ou EQM, é um software para gerenciar e acompanhar os indicadores de qualidade da empresa em tempo real. Com ele, é possível identificar se os processos estão em conformidade com diferentes padrões de qualidade. Mapeamento das áreas, gestão de documentos, riscos e medidas preventivas — todos os processos são integrados.

4. PDCA

Esta é uma das ferramentas mais conhecidas entre empreendedores pela facilidade de se adaptar a qualquer segmento de atuação. Cada letra na sigla é uma etapa do processo, que tem como objetivo propor melhorias contínuas por meio de um ciclo. Funciona assim:

  • planejar (plan) é o momento de definir objetivos e metas;
  • executar (do) é a hora de colocar o planejamento em ação para alcançar as metas;
  • conferir (check) é a etapa para análise dos resultados;
  • agir (act) é identificar pontos de melhorias e propor um plano de ações corretivas.

Por seguir um ciclo, a ferramenta não tem um fim pré-determinado. Afinal, a busca por problemas e soluções deve ser um processo contínuo dentro das empresas. Por isso, é amplamente utilizada para melhorar a eficiência dos sistemas.

5. Cartas de Controle

O uso das cartas de controle serve para identificar falhas e suas variáveis, ou seja, se o processo está sob controle ou se precisa de intervenção. Os resultados são apresentados por meio de um gráfico. Os benefícios incluem diminuição do retrabalho e da criação de resíduos, redução de custos de fabricação e aumento do padrão de qualidade para satisfazer os clientes.

6. Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa também é conhecido pelo nome de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito. É utilizado para identificar a causa de um problema e o efeito nos resultados. As causas podem ser divididas em: métodos, medidas, matéria-prima, mão de obra, máquinas e meio ambiente. A análise é feita por um diagrama, que lembra uma espinha de peixe.

7. Metodologia 5PQS

A regra dos 5 porquês, ou 5-Why, tem como premissa garantir a gestão de qualidade total e auxiliar na resolução de problemas internos. Assim como o nome já indica, a ferramenta ajuda a questionar os porquês que ocorrem dentro da organização. Geralmente, depois de até cinco porquês, a empresa tende a encontrar o gargalo que estava procurando.

8. Seis Sigma (Six Sigma)

O 6 Sigma é um método com foco em resultados e na performance dos processos. Seu propósito é alcançar a satisfação total dos clientes por meio de melhorias contínuas dos processos, produtos e serviços. A metodologia se apoia em métodos estatísticos, a fim de minimizar ou eliminar falhas pelo caminho.

Como o LeanSGI da Delogic pode ajudar a empresa

Lembra do Sistema de Gestão de Qualidade (QMS)? Entre as ferramentas de gestão de qualidade, é com ele que nós trabalhamos aqui na Delogic por meio do LeanSGI. Nosso propósito é integrar os processos mais importantes para a sua empresa e alcançar o padrão de excelência. Para isso, seguimos três pilares principais:

  • processos para padronizar fluxos, garantir a conformidade e propor melhorias contínuas;
  • pessoas para incentivar o trabalho colaborativo, que melhora o desempenho e a comunicação entre as equipes;
  • informações para centralizar todos os dados em um único lugar, acessível a todos, com maior visibilidade dos processos e mais eficiência de gestão.

Vale ressaltar que o sistema LeanSGI já é certificado e aprovado em auditoria ISO. Pode ser customizado para médias e grandes empresas, a fim de dar mais eficiência aos processos e precisão às tomadas de decisões. Recomendamos a ferramenta para quem busca certificações ou definições de projetos e para quem quer melhorias, otimização do tempo e qualidade.

Contar com ferramentas de gestão de qualidade é o primeiro passo para atingir o padrão de excelência. Além disso, você poderá satisfazer as necessidades de seus clientes e estruturar todos os processos internos da empresa da melhor forma. Por meio de um sistema integrado, os fluxos são padronizados, as equipes se tornam mais eficientes e todas as informações podem ser acessadas em um único lugar.

Ao escolher o LeanSGI, você passa a contar com um sistema de gestão de qualidade para auxiliar em todas as etapas. Conheça!

Welerson Barros

Sobre Welerson Barros

Parceiro Delogic, consultor Sênior da Teorema, formação em Metalurgia e Mecânica, Auditor Líder - SGQ ISO 9001, IATF 16949 e VDA 6.3.Certificação de Produtos na ABNT. Mais de 20 anos de experiência na área do SGQ e Certificações de Produtos, instrutor de treinamentos, desempenhando atividades no Brasil e no Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *