Gestão de fornecedores o que é e qual a sua importância?

Gestão de fornecedores o que é? Conheça agora mesmo a sua importância e os benefícios que esse gerenciamento pode trazer para a sua empresa.

Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és, quando se trata de fornecedores essa é uma grande verdade! Sua empresa estará diretamente, ou indiretamente, ligado aos serviços ou produtos de terceiros e só então quando chega ao consumidor final ele será analisado como todo.

Então, escolher, conhecer, alinhar expectativas, normas e certificações é essencial para que todos os envolvidos entregue ao consumidor final o melhor produto ou serviço.  

Gestão de fornecedores o que é e qual a sua importância? Continue a leitura e saiba mais!

Gestão de fornecedores o que é?

Alguém já parou para pensar quais são as etapas, processos e as pessoas físicas ou jurídicas responsáveis por um produto, ou serviço final entregue para você? Raramente uma empresa fez tudo sozinha, em algum momento ela precisou de fornecedores seja de matéria-prima ou insumos para produzi-lo. 

O papel do gestor de fornecedores é alinhar as expectativas da empresa composta por normas, certificações, pessoas, processos e produção com as dos clientes através da seleção dos melhores fornecedores para que o seu produto ou serviço final cumpra com todos os requisitos.

Quando e como escolher os fornecedores?

O levantamento dos fornecedores deve ser analisado antes mesmo da abertura de uma empresa, pois indireta, ou diretamente, esses fornecedores podem impactar seu processo de produção ou disponibilização do serviço.

O que você deve considerar nessas escolhas?

  • Analisar a localização dos fornecedores;
  • Mapear as empresas existentes no mercado para não ficar dependente de um único fornecedor;
  • Entender a capacidade de produção do fornecedor e se ela corresponde com a sua necessidade; 
  • Compreender como e quais são as formas e tempo de entrega do fornecedor; 
  • Tenha comprovação da qualidade do serviço ou produto oferecido pelo fornecedor;
  • Pesquisar e realizar diversos orçamentos para estudar quais são os valores dos produtos ou serviços ofertados pelos fornecedores no mercado.

Como e quando avaliar os fornecedores:

Avaliação deve atender os seus critérios de qualidade e padrão interno empresarial. Se você estiver começando e deseja ter um padrão reconhecido no mercado a ISO 9001 pode te ajudar. Ela possui uma forma de auditar e analisar seus fornecedores através de questionários específicos. Com ele você conseguirá gerir e analisar os futuros e atuais fornecedores mantendo um padrão de gestão reconhecido no mercado.


Quais são os benefícios da gestão de fornecedores?

Quando você passa a tratar o fornecedor como aliado e mostra para ele que ambos vão crescer juntos é possível ter vários benefícios, como:

  • Melhores condições de fornecimento;
  • Melhores preços;
  • Melhores prazos e entregas;
  • Maior competitividade no mercado;
  • Redução de falhas e imprevistos;

Os fornecedores possuem um papel importante dentro de uma organização, não é mesmo? Então, é de extrema importância para a sua empresa que vocês formem vínculos, estabeleça um bom relacionamento, criem alianças sólidas e duradouras

Quer saber mais sobre o assunto? Siga nossa página no Linkedin ou inscreva-se para ser notificado e receber os próximos artigos por e-mail.

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Sócio e Diretor da Delogic Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na criação de softwares customizados para pequenas, médias e grandes empresas. Dedico meu tempo livre para aprender e compartilhar artigos sobre Tecnologia, Softwares, Gestão e Qualidade empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *