Parece que não, mas a gestão de produtividade pode ser um desafio para qualquer empresa, segmento e setor.
Nesse artigo, vamos abordar sobre a gestão de produtividade, como ser ou ter mais produtividade e como ela se relaciona com o bem-estar dos funcionários.
Continue a leitura e saiba mais sobre gestão de produtividade.
O que é produtividade?
Quando falamos de produtividade, muitas vezes relacionamos a palavra a uma linha de produção, mas, é um pensamento equivocado, já que, uma empresa possui vários setores e fornecedores que direta ou indiretamente são responsáveis pelo produto final.
A produtividade vai muito além do que é produzido em sua linha de produção, ela relaciona tudo e todos os processos e recursos utilizados em sua empresa.
Por isso, cabe aos gestores empresariais avaliarem e pensarem quais serão os indicadores responsáveis por metrificar ou alertar os índices de produtividade de uma organização.
Como fazer a gestão de produtividade?
Quando já estruturado quais informações, métricas e os indicadores que serão considerados os responsáveis por dar o índice de produtividade, caberá aos gestores, procurar soluções e entender os gatilhos que resulta na queda de produtividade.
O que pode deixar você e a sua equipe menos produtiva?
Seja na entrega de um serviço ou produto, vários são os motivos que podem te levar a ser menos produtivo, confira algum deles:
- Excesso de produção: Produzindo acima ou antes da necessidade;
- Tempo de espera: Espera por peças ou por disponibilidade de itens essenciais para a entrega do serviço ou produto final;
- Excesso de processos: Etapas e processos desnecessários ou muito burocráticos;
- Estoque: Inventário acima ou abaixo das necessidades;
- Movimentação: Qualquer deslocamento desnecessário;
- Transporte: Qualquer movimentação que ocorra sem necessidade;
- Retrabalho: Reparo, falhas processuais que serão refeitas por algum motivo;
- Falta de conhecimento e treinamento: A falta de estímulos e treinamentos para os pertencentes no processo.
Quais são os benefícios da gestão de produtividade?
Com os processos e indicadores de produtividade estabelecido, será mais fácil, transparente e claro identificar onde sua equipe pode estar falhando e realizar um gerenciamento para estimular que as soluções planejadas aumentem a sua produtividade.
A melhora do gerenciamento da produtividade pode proporcionar vários benefícios, como:
- Melhor desempenho da equipe;
- Melhor tempo de entrega dos produtos e serviços;
- Melhor qualidade do serviço ou produto final, já que, não houve contratempos ou falhas processuais;
- Menos conflitos internos;
- Aumento de bem-estar entre os funcionários da sua empresa.
Existem diversas metodologias que quando aliadas aos processos internos podem oferecer dinamismo, ambiente mais organizado, processos mais certeiros e no final resultará em um aumento da produtividade dos envolvidos no processo.
Quem saber mais sobre o assunto? Para ter acesso a outros artigos e novidades como as apresentadas aqui, curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de nossas publicações!