Conheça as 5 etapas na implantação da ISO 9001

Powered by Rock Convert

A entidade ISO é tão respeitada que as suas certificações se tornaram uma expressão popular em nosso idioma, se referindo a tudo que seja bom e organizado. Há uma razão de ser para essa associação: as empresas que contam com uma das suas normas se destacam no mercado com mais facilidade.

Contudo, muitos gestores ainda não conhecem os passos necessários para o processo de implantação da ISO 9001. Basta conduzir meus negócios direito e torcer para que um representante da empresa bata à minha porta? Não é tão simples, mas não se preocupe. Preparamos um post especial para tirar suas dúvidas. Boa leitura!

Implantação da ISO 9001 – Levantamento de requisitos

O primeiro passo é buscar alinhar os líderes com os demais colaboradores. É necessário apresentar o objetivo e estimular um ambiente cooperativo para a efetiva implantação. Para garantir que esses primeiros passos sejam bem-sucedidos, é importante garantir o levantamento dos requisitos necessários.

Assim, é preciso adquirir uma cópia da norma ISO 9001 — a brochura impressa pode ser obtida em mais um local de compra, como no site da ABNT. Com esse material em mãos, será necessário revisar os principais conceitos e passar uma compreensão sólida para a equipe.

É importante lembrar que a ISO 9001 fornece um modelo de requisitos para incrementar um sistema de gestão de qualidade, mas é flexível o suficiente para atender diferentes segmentos. Assim, é imprescindível estudá-la para entender como os padrões se aplicam ao seu próprio negócio.

Implantação da ISO 9001 – Diagnóstico de boas práticas

Aqui, se incluem os procedimentos obrigatórios (definidos pela própria estrutura da norma), mas também procedimentos adicionais. O mais importante, aqui, é definir todos os processos relacionados aos requisitos da etapa anterior.

Assim, faça uma lista de tarefas, a partir do que é recomendado pela ISO e levando em consideração as particularidades do negócio. A partir daí, será possível estabelecer marcos e prazos para a realização das tarefas.

Implantação da ISO 9001 – Implantação das melhorias

É possível que os processos da sua companhia já transcorram de modo eficiente. Assim, eles só precisam ser devidamente registrados e comparados às métricas da norma para garantir resultados ainda mais consistentes.

A ISO 9001 especifica o mínimo exigido de informações documentadas para que possa implementar o Sistema de Gestão da Qualidade, mas é essencial definir quais deles serão efetivamente registrados. Só assim será possível garantir produtos e serviços que satisfazem aos padrões da ISO 9001.

Implantação da ISO 9001 – Treinamento na empresa

É de fundamental importância que todos os seus colaboradores saibam que há uma mudança significativa em curso — tão importante quanto é demonstrar como cada um deles se encaixa nesse processo.

Assim, os profissionais devem receber treinamento para entender bem o que é a ISO 9001. Além disso, devem receber a capacitação necessária para entender as alterações nos processos que virão.

É importante entender que a ISO 9001 se relaciona diretamente a um padrão superior de qualidade. Assim, não adianta muito realizar grandes planos e não capacitar os trabalhadores, por meio de treinamentos e instruções claras sobre as mudanças destinadas a elevar o nível geral do negócio.


Implantação da ISO 9001 – Auditoria interna

Antes da contratação do Organismo de Certificação, que irá certificar a sua empresa, é mandatório pela ISO 9001 que seja realizada uma auditoria, denominada “Interna”.

Essa auditoria deve ser realizada por funcionários da empresa, ou uma empresa de consultoria, com pessoas devidamente capacitadas, atendendo a todas as exigências norma ISO 19011.

A intenção desta auditoria é demonstrar aos gestores da empresa que os processos estão devidamente implementados e estão sendo monitorados. Caso sejam encontrado pontos em desacordo com os requisitos da norma deve ser iniciado o processo de ação corretiva.

Assim que esse processo for for finalizado, a empresa estará apta a receber o Organismo de Certificação para que possa validar a implementação e certificar a empresa. Como pudemos ver no artigo, todo esse processo se torna mais fácil com a consultoria de profissionais especializados.

E aí, curtiu o nosso artigo e quer ler outros conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter: desse modo, você recebe nossos conteúdos em primeira mão!

Welerson Barros

Sobre Welerson Barros

Parceiro Delogic, consultor Sênior da Teorema, formação em Metalurgia e Mecânica, Auditor Líder - SGQ ISO 9001, IATF 16949 e VDA 6.3.Certificação de Produtos na ABNT. Mais de 20 anos de experiência na área do SGQ e Certificações de Produtos, instrutor de treinamentos, desempenhando atividades no Brasil e no Exterior.

One thought on “Conheça as 5 etapas na implantação da ISO 9001”

  1. Muito bom ! Mais depende tbm dos colaboradores aceitarem a mudanças necessária pra implantação da gestão da qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *