A gestão da qualidade se relaciona às diversas atividades coordenadas para gerenciar uma determinada empresa, com o objetivo de proporcionar melhorias nos processos e oferecer produtos diferenciados para os clientes. Neste post, vamos entender melhor a importância da gestão da qualidade para incrementar o seu negócio.
É importante notar que esse conjunto de procedimentos envolve toda a cadeia produtiva relacionada: colaboradores, fornecedores e investidores externos. A boa notícia é que essas práticas podem ser adaptadas por pequenas, médias e grandes companhias. Vamos conhecer os benefícios de se apostar nesse modelo de gerenciamento!
Aumento de satisfação e fidelização dos clientes
Investir na qualidade dos serviços contribui efetivamente para o aumento na satisfação dos consumidores já conquistados — a chamada fidelização de clientes. Ao constatar o bom nível dos produtos oferecidos, as pessoas se sentem mais dispostas a continuar priorizando a sua empresa.
Fidelizar pessoas é essencial para manter o seu negócio competitivo, já que as marcas só se sustentam quando conseguem contar com uma gama fixa de clientes. Além disso, se o consumidor não volta mais à loja, torna-se bem mais difícil a possibilidade de que ele recomende os seus produtos para outras pessoas, esquecendo-se rapidamente do serviço adquirido.
O chamado marketing orgânico (ou seja, não pago) entre os próprios clientes é uma forma poderosa de divulgação dos seus produtos e funcionalidades.
Redução de custos operacionais
A gestão de qualidade foca diretamente no que deve ser melhorado e na correção efetiva das deficiências nos processos. Como a rotina produtiva da organização se torna bem mais eficiente, os custos de produção são reduzidos, já que é possível orçar com precisão todo o gasto necessário.
Nesse sentido, falhas comuns nos processos, como o retrabalho e o desperdício de recursos, tornam-se raridade, gerando uma economia valiosa para a empresa — e esse valor pode ser alocado em investimentos estratégicos.
Melhoria no nível de engajamento dos colaboradores
A gestão da qualidade contribui também para uma elevação geral da produtividade dos colaboradores, que estarão mais motivados para os desafios. Com o novo modelo de gerenciamento, os processos rotineiros se tornam bem mais eficientes, combatendo a burocracia e o retrabalho.
Esse engajamento não vai se resumir apenas à otimização da cadeia produtiva. Além de gerarem mais valor para a organização de forma mais ágil, as equipes ainda poderão cumprir as metas com custos operacionais reduzidos — como vimos no último tópico. Isso libera parte do orçamento da empresa para gastos calculados com inovação e infraestrutura.
Elevação dos lucros e da competitividade no mercado
Esse resultado é uma espécie de reunião dos êxitos relatados nos tópicos anteriores. Quando há fidelização e atração de novos clientes, colaboradores motivados e redução significativa dos custos operacionais, o resultado é uma vantagem competitiva difícil de ser superada.
Com esses diferenciais, os lucros sobem e a empresa se torna referência no ramo em que opera. Quando o nome da companhia se firma como uma das primeiras opções que vêm à cabeça das pessoas quando pensam em determinado produto, temos uma aplicação bem-sucedida da gestão de qualidade.
Como vimos no artigo, as boas práticas proporcionadas por esse modelo de gestão são aplicáveis a companhias de diferentes segmentos e portes. Afinal, reduzir custos, ampliar o nível de competitividade e fidelizar clientes são resultados desejados por qualquer empresa.
Ter uma gestão de qualidade na instituição não significa, necessariamente, adotar uma das normas de padronização existentes, como a ISO 9001. A importância da gestão de qualidade reside, principalmente, na melhoria dos serviços prestados e na satisfação dos clientes.
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