O que são indicadores ambientais e por que eles são fundamentais?

Como os indicadores ambientais podem auxiliar a sua empresa? No cenário atual, o mercado está cada vez mais competitivo, tornando-se um desafio se destacar em meio a sistemas complexos e imprevisíveis. Assim, as indústrias precisam lançar mão de inovações e implementações para se manterem competitivas.

Uma das maneiras de se consolidar no mercado é alcançando níveis elevados de excelência de gestão, principalmente nas ações de sustentabilidade. Dessa forma, utilizar indicadores ambientais baseados na ISO 14001 é uma alternativa para criar operações rentáveis e ambientalmente corretas.

Se você se interessou pelo assunto e que saber mais sobre a importância de desenvolver esses indicadores, continue lendo o texto!

O que são os indicadores ambientais segundo a ISO 14001?

O conceito de indicadores surgiu no período pós-guerra, quando os japoneses definiram itens de gerenciamento atrelados às estratégias das organizações. Eles servem para conhecer lacunas nos processos e criar ações de melhoria, aplicando a metodologia do ciclo PDCA — Plan, Do, Check, Act.

Especificamente, os indicadores de desempenho ambiental são ferramentas que auxiliam a gestão da empresa subsidiando informações sobre os impactos ambientais que a empresa causa para desenvolver suas atividades, que podem ser a diminuição da redução de emissão atmosférica, a redução no consumo de água ou materiais como papel e plástico, por exemplo.

Segundo a ISO 14001, no capítulo em que é tratado os objetivos ambientais e planejamento para alcançá-los, os objetivos ambientais devem ser coerentes com a política ambiental, devendo ser monitorados, mensurados, comunicados e atualizados.

Como definir os indicadores baseado nessa ISO?

A medição deve existir para controlar e melhorar processos. Portanto, a cadeia deve ser estruturada em medição, compreensão e, finalmente, controle e otimização. Veja abaixo algumas dicas para definir esses indicadores.

Crie uma hierarquia de indicadores

Antes de começar a medir e controlar processos, é preciso criar uma hierarquia de prioridades de indicadores. Por exemplo, se a sua empresa não depende majoritariamente da água para produzir produtos, não há sentido em criar indicadores de redução no consumo de água.

Além disso, os líderes devem ter indicadores sobre os fins e os colaboradores devem ser responsáveis por metas que validem os meios do processo.

Meça as características

Outro ponto para definir os indicadores ideais é medir as características dos processos para conhecer e melhorar sua performance de desempenho. Essa medição funciona como uma autoanálise da empresa, coletando todos os dados e verificando quais atividades estão adequadas e quais precisam ser modificadas para se enquadrar nos requisitos da ISO 14001:2015.

Reflita os fatores controláveis

Ao tratar de meio ambiente e sustentabilidade, é preciso não só começar, mas também manter e melhorar continuamente os processos, criando fatores que possam ser controláveis e otimizados. De nada adianta ter um indicador com uma meta que não agrega valor ou ter muitos indicadores que não auxiliam em nada.

Portanto, criar indicadores ambientais eficientes são a chave para se enquadrar nos requisitos propostos pela ISO 14001.

Porém, ao focar na gestão da qualidade visando os indicadores ambientais é preciso olhar para as necessidades únicas da sua empresa, bem como a legislação ambiental para se adequar da melhor maneira. Assim, será possível assegurar a organização segundo as leis e exigências normativas.

Gostou do nosso conteúdo? Quer receber outros textos como esse sobre normas e sistemas de gestão? Então assine a nossa newsletter e receba as novidades em seu e-mail!

Welerson Barros

Sobre Welerson Barros

Parceiro Delogic, consultor Sênior da Teorema, formação em Metalurgia e Mecânica, Auditor Líder - SGQ ISO 9001, IATF 16949 e VDA 6.3.Certificação de Produtos na ABNT. Mais de 20 anos de experiência na área do SGQ e Certificações de Produtos, instrutor de treinamentos, desempenhando atividades no Brasil e no Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *