Conheça os mitos e verdades do programa 5S!

Através de alguns estudiosos, é possível notar uma infinidade de metodologias, como o programa 5S, que são desenvolvidas em diversos ramos que podem servir como inspiração na definição de processos, projetos e que colaboram no gerenciamento empresarial.

Vale a pena ressaltar, que não existe uma fórmula ou metodologia secreta para realização de uma boa administração empresarial.

Neste artigo, vamos falar sobre os mitos e verdades do programa 5S empresarial! 

Como surgiu o programa 5S?

Os 5S nasceu no Japão, logo após o término da Segunda Guerra Mundial. O mundo estava um caos, no Japão não era diferente, eles precisavam se reerguer dessa grande tragédia, então os japoneses a partir de 5 sensos, transmitidos por cinco palavras japonesas, conseguiram reestruturar seu país nos mais diversos níveis empresariais e setores sociais com a metodologia 5S.

Atualmente o programa 5S é muito utilizado no segmento industrial, com tudo, começa ganhar a atenção de outros segmentos, por ser um programa muito próspero e dentre vários benefícios podem ofertar a cultura de autodisciplina que é fundamental para qualquer negócio.

Como e por que aplicar a metodologia 5S?

Antes de escolher e aplicar qualquer metodologia, é preciso uma razão, reconhecer os gargalos, necessidades, conhecê-la, estudá-la e só depois desse processo a empresa deve utilizá-la. Uma vez implantada necessita-se:

    • Autodisciplina;
    • Reeducação e mudança de mentalidade;
    • Perseverança, saber que erros vão acontecer, saber corrigi-los e aprender com eles. Um grande aliado nesse processo, são os planos de ações;
    • Divulgação, compartilhe os benefícios e resultados da implantação do 5S para toda empresa. Torne o intangível em métricas palpáveis;
    • Capacitação precisa acontecer da gestão ao chão de fábrica. Todos precisam acreditar, aplicar e ser treinado. Ela é metodologia interdependente, só funciona se cada setor contribuir.


Qualquer ramo empresarial pode implantar os 5S, mito ou verdade?

Verdade, a metodologia ainda é muito conhecida e aplicada no ramo industrial, mas, foi criada com o princípio de contribuir na conquista de melhorias no desempenho de organizações empresariais.

O foco do programa 5S é compactar processos deixando-os mais enxutos, simplificados e organizados. Os 5S vem ganhando reconhecimento e sendo implantada por outros segmentos, por seu pensamento eficiente em qualquer estrutura, categorias e setores de uma empresa. 

A metodologia é apenas um faxinão, mito ou verdade?

Mito, diferente do que alguns profissionais acreditam e tem uma visão limitada sobre o assunto, a metodologia não serve apenas para melhorar a limpeza de uma organização. O programa 5S,  busca através de um dos cinco sensos, sendo ele o Seiso, aplicar a cultura de limpeza, mas não se engane, existem outros 4 sensos a serem trabalhados e aplicados para implantação metodológica do 5S.

O programa 5S tem prazo de validade, mito ou verdade?

Mito, como qualquer metodologia, são necessários treinamentos e manutenções.  Os 5S não funcionam sozinhos, não são aplicados apenas uma vez e todos os problemas não serão automaticamente solucionados com a sua implantação. Após a implantação, serão necessários, manutenções, auditorias, análises dos indicadores e plano de ação que servirão como métricas da eficiência e engajamento do seu time com a nova ideologia. 

Existem softwares para o gerenciamento da metodologia 5S, mito ou verdade?

Verdade, existem várias formas de gerir a metodologia 5S, a mais comum é por planilha, mas muitas vezes acaba sendo muito trabalhoso e falho por exigir muito trabalho manual em seu preenchimento. Pensando nisso, a Delogic idealizou e desenvolveu um software para manutenção e implantação do 5S nas empresas.

A gestão das informações e divulgação dos dados podem ajudar a manter a equipe engajada e menos sobrecarregada. Ter um software é imprescindível para medir indicadores e apresentá-los para a diretoria como um benefício para gestão.

Diga aí, você já ouviu alguns desses mitos em sua empresa, como lidou com eles?

Liliane Ferraz

Sobre Liliane Ferraz

Apaixonada por mídias sociais, planejamento estratégico e eventos comecei a atuar nesta área em 2013. Atualmente sou analista de marketing digital na Delogic, onde coordeno todos os projetos de brand e performance da empresa tanto no âmbito digital quanto no off-line.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *