Não Conformidade ou NC o que é ?

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Não Conformidade ou NC está ligado aos processos e ações que acarretam resultados ruins gerando insatisfação, podendo prejudicar o resultado de um produto ou serviço e o relacionamento com os seus consumidores.  

Continue a leitura e saiba mais sobre o que é uma NC.

Quem é o responsável por identificá-la?

Muitos acreditam que o único responsável em encontrar a causa da Não Conformidade e resolvê-la é o setor da Qualidade, mas esse é um pensamento ultrapassado, pois qualquer um em qualquer área da empresa pode indicar uma NC e ajudar a resolvê-la.

Em alguns casos a identificação da NC é apontada pelo gestor ou funcionários de um departamento específico e eles alertam o setor da qualidade que irá direcionar, ajudando a identificar a causa e corrigi-la .  

Como evitar a reincidência de uma Não Conformidade?

Uma NC pode envolver vários setores, isso dependerá do tamanho do processo e se ele engloba mais de um setor para ser concluído. Quando se trata de um problema que pode ser relacionado a um ou mais setores da empresa é importante envolver toda equipe.

Também é interessante conscientizar os outros setores, pois eles podem ter dores parecidas, mas que ainda não acarretou em uma Não Conformidade, com esse compartilhamento de informações será mais fácil identificar essa falha e montar um plano para que não tenha uma NC semelhante no futuro.

Como uma NC e sua reincidência pode impactar a sua empresa?

A falta da gestão de Não Conformidade e suas reincidências podem gerar muitos danos negativos a imagem da sua empresa. Ela pode impactar o seu negócio, transformando a visão positiva para uma negativa em pouco tempo e resultar em consumidores e fornecedores insatisfeitos.  

A insatisfação pode deixar sua empresa menos competitiva e em alguns casos podem resultar em grandes prejuízos financeiros ou até mesmo a falência de um negócio.

Como integrar os funcionários ao processo de Não Conformidade?

Capacite seus funcionários internos e envolva-os nas resoluções de NC. Essa atividade irá instruir, estimular a melhoria contínua e conscientizar sobre como lidar com essa situação.  


As empresas que já tem a certificação ISO 9001, tem estabelecido as regras e como mapear, resolver, acompanhar, encontrar a causa e criar um plano de correção.

Gerir um setor de qualidade pode ser algo desafiador, por isso, os gestores procuram diariamente implantar novas metodologias e a cultura de melhoria contínua nas organizações.

Em algumas empresas, eles utilizam, por exemplo, o Relatório de Não Conformidade (RNC), que nada mais é que uma ferramenta onde é possível registrar os processos de uma empresa e suas falhas, tudo isso através de indicadores pré-estabelecidos pelos gestores.

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Célio Silva

Sobre Célio Silva

Sócio e Diretor da Delogic Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na criação de softwares customizados para pequenas, médias e grandes empresas. Dedico meu tempo livre para aprender e compartilhar artigos sobre Tecnologia, Softwares, Gestão e Qualidade empresarial.

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