O que é a IATF 16949:2016 e sua importância na Gestão de Qualidade

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A busca por qualidade nos processos e nos produtos entregues ao cliente é uma meta de toda empresa séria. Porém, pode ser difícil convencer o mercado sem obter uma certificação adequada. Neste post, você saberá o que é IATF 16949 e sua importância para os negócios.

Ao conquistar a IATF, sua empresa sinaliza o comprometimento com que é conduzida. Esse tipo de certificação é válido para todo segmento, sendo a norma uma especificação para empresas atuantes no setor automotivo. Sem mais demora, apresentaremos o conceito de forma mais detalhada. Acompanhe!

O que é IATF 16949?

A IATF é uma certificação de qualidade para o setor automotivo, no passado a certificação era aplicado em conjunto com a ISO, a partir da revisão a IATF se separou da ISO e emitiu a norma em complemento a ISO 9001:2015. Um dos seus diferenciais é o seu alinhamento às normas existentes como EAQF (França), VDA (Alemanha), AIOB (Estados Unidos) e ASQ (Itália), que são referências em gestão de qualidade automotiva.

Ela é especialmente importante por especificar os requisitos de sistemas de qualidade destinados ao desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de produtos automotivos em geral.

Criada por uma instituição conhecida como Força Tarefa Automotiva Internacional (do inglês IATF), com a função de estimular a melhoria contínua na cadeia de suprimentos e dos procedimentos relacionados à certificação.

Atualmente a IATF é uma especificação técnica obrigatória para todos os que pertencem a cadeia de produção automotiva. A certificação também pode ser uma exigência ou requisito especifico na hora de fechar negócios com o setor automotivo.

O segmento automotivo tem diferentes ramificações, outro diferencial significativo dessa IATF é a relevância que ela tem para diversos tipos de empresas de suprimentos, englobando fabricantes de nicho até às multinacionais mais conhecidas no mercado.

Dessa forma, todas as organizações que desejem integrar-se a qualquer base de suprimentos das montadoras podem iniciar o processo de certificação IATF.

Sendo esse procedimento indicado a qualquer empresa que forneça produtos ou serviços que direta ou indiretamente complemente a cadeia de fabricação do setor automotivo.

Quais são os benefícios dessa certificação?

Podemos destacar, logo de início, a própria obtenção de licença que garante à empresa negociar internacionalmente e expandir as suas oportunidades. Há, ainda, uma significativa melhoria nos processos, reduzindo desperdícios e combatendo falhas que comprometam a rentabilidade.

Também é importante mencionar a remoção da obrigatoriedade de muitos outros certificados para a fabricação de automóveis. A IATF 16949:2016 é compatível com muitos sistemas de gestão, o que facilita a demonstração, por parte da empresa, da sua compatibilidade com a conformidade e a legislação aplicável.

Além disso, muitas empresas buscam a IATF 16949:2016 como um meio de mostrar ao mercado e aos clientes que ela aposta em processos de auditoria interna de qualidade.

Há uma explicação para isso: como a empresa tem o certificado para apresentar, fica óbvio para os consumidores e parceiros que aquela companhia segue os critérios e padrões exigidos pelo mercado e pela legislação.

Por fim, podemos elencar alguns outros benefícios oriundos da obtenção dessa certificação para o seu negócio:

  • transparência e eficiência em processos internos;
  • possibilidade de definir com clareza os objetivos e metas específicas da companhia;
  • economia de tempo na execução das atividades e redução de custos;
  • prevenção de falhas e deficiências nos processos, já que os erros na gestão serão identificados de forma ágil;
  • qualidade superior nos produtos repassados aos clientes;
  • possibilidade de expandir os negócios em nível internacional.

Quais são os princípios da IATF 16949?

A IATF se concentra na construção de uma filosofia organizacional de melhoria contínua às organizações que adotam as suas práticas. Esse conjunto de ações está alicerçado em alguns princípios específicos, que você pode conferir a seguir.

Orientação para a satisfação do cliente

Aqui, as organizações se beneficiam quando as atividades e metas de desempenho adotadas são focadas na satisfação dos clientes.

Isso é feito por meio de ações como o aumento da qualidade das peças e serviços entregues, por exemplo, assim como a otimização do tempo de entrega e a melhoria na comunicação, tanto interna como externa.

Liderança e compromisso de pessoas

A busca pela satisfação dos clientes e maior qualidade não deve ser apenas um objetivo de departamentos específicos, mas de toda a cadeia de gestão do negócio. Cada pessoa precisa contribuir para o cumprimento dos objetivos, com comprometimento e foco.

É importante lembrar que isso é conquistado por meio de colaboradores motivados a contribuir. Realize treinamentos e palestras de modo a mostrar para os seus profissionais que a empresa se preocupa em enriquecer a formação de cada um deles.

Processo de abordagem

Os processos de uma empresa interagem uns com os outros, assim como os setores envolvidos. Uma forma eficiente de gerir uma organização passa pela abordagem dessas relações, identificando aquelas que causarão mais impacto no negócio como um todo.

Melhoria contínua

O passado é uma fonte de inspiração quando falamos do ambiente corporativo. Isso porque é possível aprender com erros e experiências diversas pelas quais a empresa já passou.

As organizações devem se organizar para continuar melhorando de forma contínua. O que não pode ocorrer, em hipótese alguma, é que o negócio continue sendo prejudicado pelos mesmos erros. É necessário assimilar as soluções e agregá-las à cultura da companhia.

Abordagem para análise de riscos

As empresas precisam ser flexíveis o suficiente para que consigam se adaptar aos eventos e mudanças, independentemente dos planos iniciais. Para vencer esses obstáculos, as organizações devem se preparar para antecipar tanto ameaças quanto oportunidades na cadeia de valor.

Assim, será possível satisfazer as necessidades e expectativas gerais dos consumidores de forma contínua. Para que isso seja conquistado, é necessária uma abordagem integral de análise dos riscos que podem acometer a empresa.

Abordagem multidisciplinar

Por fim, a IATF 16949 deixa claro que não existe um problema que possa ser combatido por um único departamento ou profissional. A melhoria no desempenho só ocorre quando há um trabalho conjunto e a devida integração dentro da empresa.

A IATF se relaciona integralmente à Gestão de Qualidade, já que podemos dizer que ela representa a versão automotiva do conceito. Dessa forma, princípios como a melhoria contínua nos processos e a abordagem com base em fatos concretos garante que ambos se complementem de forma otimizada para o negócio.

Agora que você já sabe o que é IATF 16949, é hora de buscar a sua certificação. Esse processo pode ser agilizado por meio de softwares de alto nível, que contam com pacotes pré-configurados e customizáveis de acordo com as necessidades da sua empresa.

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Welerson Barros

Sobre Welerson Barros

Parceiro Delogic, consultor Sênior da Teorema, formação em Metalurgia e Mecânica, Auditor Líder - SGQ ISO 9001, IATF 16949 e VDA 6.3.Certificação de Produtos na ABNT. Mais de 20 anos de experiência na área do SGQ e Certificações de Produtos, instrutor de treinamentos, desempenhando atividades no Brasil e no Exterior.

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