O que é a ISO 14001 e como estar em conformidade com ela?

A ISO 14001 estabelece um sistema de gestão ambiental (SGA) e, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, há mais de 250 mil empresas que possuem esse certificado no mundo.

A família das normas ISO 14000 aborda o tema do gerenciamento ambiental, mostrando como empresas podem minimizar os impactos ambientais em suas atividades, tornando-se mais sustentáveis.

No passado, a implementação e adoção dessas normas já foi identificada como modismo, mas as novas exigências do mercado, a globalização e a conscientização sobre a preservação ambiental mostraram como estar alinhado com essas demandas é importante para ampliar vendas.

Para saber mais detalhes dessa norma e como estar em conformidade com ela, continue lendo este post!

O que é a ISO 14001?

A ISO 14001 é reconhecida internacionalmente e foi criada nos anos 90, quando se iniciou um movimento de conscientização ambiental no mundo corporativo, especialmente em relação às questões climáticas e às mudanças nos ecossistemas.

A partir de então, a Organização Internacional de Normalização (ISO) criou um comitê para discutir padrões a serem adotados pelas empresas para que seus processos tivessem conformidade ambiental.

Assim, essa norma busca fomentar a prevenção de contaminações ambientais, já que orienta a organização sobre os processos de estruturação, operação, armazenamento e análise de dados.

Portanto, a ISO 14001 trata dos principais requisitos para as empresas controlarem, identificarem e monitorarem aspectos ambientais a partir de um sistema de gestão ambiental. Ela ajuda a melhorar o desempenho das organizações por meio da utilização eficiente dos recursos e da redução da quantidade de resíduos gerada.

Quais as mudanças em comparação com a ISO 14001:2015?

Periodicamente, a Organização Internacional de Normalização (ISO) atualiza as suas normas para que elas estejam adequadas à realidade e às necessidades do mercado. Assim, a ISO 14001 deu lugar à ISO 14001:2015, a mais recente das normas da família 14000.

Buscando seguir tendências do mercado, a nova ISO propõe, por exemplo, a necessidade de considerar fatores internos e externos que influenciam no impacto ambiental, como as mudanças climáticas e o pensamento estratégico da gestão ambiental, não limitando sua atuação apenas em processos ecologicamente corretos.

Nesse foco de mudança, a norma propôs a incorporação de questões estratégicas, liderança, cadeia de valor, ciclo de vida e estrutura de alto nível. Veja algumas delas detalhadas.

Foco estratégico

Uma das mudanças propostas na ISO 14001:2015 está ligada ao direcionamento estratégico do SGA por meio de dois tópicos: entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas e entendendo a organização em seu contexto. Esses conteúdos abordam reflexões sobre as práticas empresariais mais modernas, sugerindo aplicação da matriz SWOT ou canvas, por exemplo, a fim de alinhar melhor as diretrizes estratégias da instituição.

Estrutura de Alto Nível

A nova versão da ISO 14001 implementou uma estrutura de Alto Nível, que é o apêndice SL das diretrizes ISO/IEC. Ela traz uma forma padronizada de elaboração de padrões de gestão ISO. Assim, todas as novas normas de sistema de gestão devem respeitar e compartilhar um núcleo comum. Esse ajuste auxilia na conformidade com outras normas e estabelece uma estrutura base de requisito para os próximos anos.

Além disso, acompanhando a estrutura de alto nível, outra mudança realizada foi referente aos sistemas de gestão, visando à simplificação da linguagem, para garantir a compreensão e interpretação correta dos requisitos. Dessa forma, os documentos e registros serão realizados com mais agilidade e mantendo um padrão.

Liderança

Nos últimos anos, a liderança se tornou um fator de destaque nas organizações, por isso esse assunto também foi inserido na atualização da ISO 14001. Agora, gestores precisam encontrar formas de integrar a gestão ambiental ao ambiente corporativo da empresa. Quando a liderança é bem assumida, o líder consegue fortalecer o desenvolvimento sustentável e o comprometimento dos colaboradores de uma equipe.

Desempenho Ambiental

A ISO 14001:2015 deu um foco especial ao desempenho ambiental. Nessa versão, a melhoria não está focada apenas no sistema de gestão, mas em impactos reais como redução de resíduos e efluentes. Essa visão se preocupa com o gerenciamento dos aspectos ambientais durante todo o ciclo de vida do produto ou serviço da empresa.

Como estar em conformidade com a ISO 14001?

Implementar um sistema de gestão baseado na ISO 14001 gera um grande impacto na empresa, afinal é preciso adequar muitos processos para atender aos requisitos da norma. Por isso, muitos gestores adiam essa implementação.

Contudo, estar em conformidade auxilia no desempenho da empresa devido ao uso eficiente dos recursos e da redução de quantidade de resíduos, melhorando a vantagem competitiva da organização.

Confira algumas dicas de gestão ambiental para estar em conformidade com a ISO.

Atenda aos requisitos legais do segmento

Os requisitos legais são leis aplicáveis à organização. Elas também podem ser portarias, regulações ou decretos emitidos pelo município, estado ou país. Há ainda os requisitos legais exigidos internacionalmente, que são aplicados às empresas que realizam transações internacionais.

Por isso, para estar alinhado à ISO 14001, o primeiro passo é realizar um levantamento dos aspectos e impactos relacionados ao ambiente. Depois, as evidências precisam ser catalogadas e verificadas por um auditor no dia do exame.

Garanta a proteção ao meio ambiente

Outra dica importante é garantir a proteção ao meio ambiente. A preocupação das pessoas em relação ao aquecimento global e aos problemas ambientais aumentou nos últimos anos. Assim, os consumidores têm procurado cada vez mais empresas que protegem o meio ambiente e buscam formas de diminuir os impactos causados pelas grandes produções.

Portanto, buscar formas de compensar emissões de gases poluentes, reciclar resíduos, reutilizar água e encontrar formas alternativas para a geração de energia são maneiras de estar em conformidade com a ISO 14001, ajudar o meio ambiente e ter uma imagem positiva perante os clientes.

Integre o sistema de gestão ambiental ao restante da organização

As organizações funcionam melhor quando todas as áreas estão integradas e buscam os mesmos objetivos. Assim, o desenvolvimento do sistema de gestão ambiental deve ser contínuo e permear toda a organização.

As responsabilidades, as práticas, procedimentos e processos devem ser coordenados com esforços de todos os setores e colaboradores. Decerto, cada área trabalhará com o foco em sua especialização, mas é importante que todos os setores como o marketing, finanças, vendas, qualidade e segurança estejam alinhados com os mesmos objetivos ambientais.

Qual a importância de utilizar recursos que promovam o compliance?

Ao implementar a ISO 14001:2015, é possível utilizar esses recursos para promover o compliance nas práticas de gestão da qualidade. Um dos passos para alcançar a sustentabilidade dos negócios é buscar a conformidade legal. Afinal, possuir essa certificação envolve não só os aspectos ambientais, mas também aspectos sociais, econômicos e produtivos.

Empresas certificadas melhoram a sua imagem para os clientes e para o mercado. Além disso, as certificações também dão credibilidade às marcas e trazem a oportunidade de negócios internacionais, uma vez que as normas são reconhecidas mundialmente.

Portanto, com a nova versão da ISO 14001, as organizações podem realizar uma gestão mais eficiente, identificando oportunidades para investimentos e alocação de recursos. Além disso, as organizações evitam multas e penalizações por alguma não-conformidade e aumentam o envolvimento e comprometimento dos colaboradores.

Gostou do nosso conteúdo sobre a ISO 14001? Quer receber textos como esse na sua caixa de e-mal? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz, com mais de 8 anos de experiência, na maioria em Java, desenvolvendo e criando aplicações com as últimas tecnologias, aprendendo e quebrando paradigmas um pouco a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *