Com tantas discussões envolvendo tecnologia avançada no mercado de trabalho, o capital humano dentro das organizações pode acabar sendo negligenciado. Embora a transformação digital seja um avanço importante, o gerenciamento dos seus colaboradores é igualmente importante. Entenda mais neste post, o que é gestão de pessoas e ações práticas para implantá-la em seu negócio.
O principal objetivo desse tipo de estratégia é desenvolver habilidades e capacitar profissionais. Desse modo, essas pessoas se tornarão ainda mais aptas para gerar valor para a organização. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para que você se familiarize com o conceito e seus pilares. Confira!
O que é gestão de pessoas?
O termo se refere a um conjunto de estratégias destinados a atrair, reter e administrar o capital humano de uma corporação. Ou, de forma direta, se relaciona ao gerenciamento necessário para que os profissionais estejam sempre motivados e bem preparados para encarar os desafios daquele negócio.
É importante estabelecer uma diferenciação entre esse conceito e a atuação direta do setor de recursos humanos. O RH está mais ligado às ferramentas e mecanismos necessários para a atuação dos profissionais em uma companhia, mas a gestão de pessoas vai além: ela utiliza esses instrumentos e transforma em ações efetivas de valorização dos colaboradores.
Desse modo, a gestão de pessoas em um negócio envolve diretamente os gestores e líderes, não se restringindo somente a um setor. É preciso manter os trabalhadores motivados e isso pode ser feito por meio de técnicas que os ajudem a desenvolver novas habilidades de forma contínua. Assim, esse crescimento vai garantir capacitação individual e desenvolvimento para o negócio como um todo.
Quais são as boas práticas de gestão?
A administração dos colaboradores humaniza as instituições, favorecendo a satisfação dos profissionais de diferentes setores. Apresentaremos agora alguns dos pilares de uma boa gestão de pessoas.
Participação
Destacamos primeiramente o processo que engloba todos os envolvidos dentro de uma empresa. Aqui, o que importa é o trabalho sustentável em equipe. Isso pode ser feito por meio de um ambiente colaborativo, em que todos se sintam estimulados a emitir opiniões.
Desse modo, é possível desenvolver o espírito de equipe e o respeito às normas e diretrizes da companhia como parte da cultura organizacional. Todas essas ações vão otimizar as relações interpessoais e fortalecer a criatividade e empatia dentro da empresa.
Capacitação
Já essa etapa se relaciona diretamente aos procedimentos de treinamento e capacitação dos colaboradores. O objetivo é aperfeiçoar sua contribuição e desenvolver novas habilidades por meio de ações como palestras e workshops.
O importante é que os profissionais se sintam devidamente preparados e confiantes para agregar valor ao negócio. Além disso, o próprio esforço da companhia em capacitar esse profissional é um importante fator de motivação para gerar mais rendimento das equipes.
Engajamento
Com colaboradores bem treinados e participativos, fica mais fácil engajar essas pessoas e envolvê-las em relação aos valores e a missão da empresa. Dessa forma, os profissionais vestem a camisa da companhia e retribuem toda a confiança depositada no trabalho realizado pelos setores.
Desenvolvimento
Com os setores devidamente alinhados com a implantação dos pilares mencionados, novos projetos podem ser colocados em prática com a ajuda de profissionais cada vez mais participativos, bem treinados e integrados à cultura organizacional.
Esse tipo de combinação representa o ápice do alinhamento entre os colaboradores e a empresa como um todo. Não só a produtividade será estimulada, mas também a criatividade e a busca por inovação — fatores que diferenciam efetivamente a empresa no mercado.
Como implantar em sua empresa?
A gestão ideal de pessoas aposta no equilíbrio geral entre colaboradores mais experientes e profissionais ainda novos no mercado, mas cheios de motivação. Os líderes ideais são aqueles que apostam no treinamento eficiente, recompensam aqueles que se destacam de forma justa e motivam todos ao seu redor. De forma mais objetiva, vamos conhecer algumas boas práticas para a implantação:
- estabelecimento de formas diversas de repasse de feedback aos profissionais;
- plano de carreira e evolução salarial baseados na produtividade e participação;
- apresentação das metas mais valiosas da empresa para todo o quadro de colaboradores, sem distinção;
- participação direta dos colaboradores na construção dos objetivos;
- formas de comunicação interna destinadas a demonstrar os trabalhos de destaque (murais ou newsletters semanais, por exemplo);
- disposição dos gestores e dos profissionais de gestão para escutar as demandas e ajudar os trabalhadores que estejam insatisfeitos;
- treinamentos e capacitações especiais para sanar problemas e desenvolver os pontos fortes do negócio.
Agora que você já sabe o que é gestão de pessoas, pode começar a utilizar essas dicas para otimizar os processos dentro da sua própria organização. Como podemos ver, apostar nesse tipo de gerenciamento é uma forma de fortalecer os setores e valorizar os trabalhadores que representam a sua companhia.
Quer ler mais conteúdos como este? Então, aproveite e siga as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn para receber mais conteúdos.