O que é ISO 9000 e quais as vantagens para as empresas?

Powered by Rock Convert

Para que uma empresa tenha sucesso e organização, é necessário que sejam estabelecidas regras e normas de procedimentos. Isso garante que os processos internos e externos sejam padronizados, fazendo com que todas as atividades realizadas sejam bem-sucedidas no momento em que forem executadas.

Com isso, surgiu o ISO 9000, que é um método de Garantia da Qualidade. Ele regulamenta e certifica os processos de uma empresa para que haja normas em todos os procedimentos, firmando padrões que dependem dos produtos ou serviços oferecidos.

Se você quer saber mais sobre o que é ISO 9000 e como ele pode melhorar os sistemas e processos da sua empresa, continue a leitura deste artigo!

O que é ISO 9000?

As normas da série ISO 9000 dizem respeito ao sistema de gestão da qualidade de uma organização, e não aos critérios de produtos fabricados por ela. Ou seja, um produto fabricado por meio de um processo certificado pelas normas ISO 9000 não terá necessariamente melhor ou menor qualidade que um outro similar. Significa apenas que todos os produtos fabricados a partir desse procedimento terão o mesmo padrão de qualidade.

Portanto, o sistema ISO 9000 promove algumas técnicas para otimizar os processos internos de uma instituição. A aplicação delas é aconselhada para qualquer organização que queira lucrar e melhorar seus procedimentos.

Veja as principais normas da família ISO 9000:

  • ISO 9001: essa norma fornece orientações sobre a qualidade de projetos e de seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção. O ISO 9001 é uma das mais específicas e descreve como deve ser cada processo dentro da organização. Ele também envolve as normas 9002 e 9003;
  • ISO 9004: estabelece diretrizes para o chamado sucesso sustentado, ou seja, orientações básicas para implementar um sistema de gestão da qualidade;
  • ISO 19011: contém orientações para auditorias de sistema de gestão. 

Qual a importância do ISO 9000?

O ISO 9000 permite que a empresa passe por uma mudança que será voltada para a gestão com qualidade total. A qualidade total significa ter excelência organizacional e satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Uma produção com qualidade demanda corte de gastos, o que gera um preço final menor. Além disso, há o cuidado com o meio ambiente e a preocupação com a satisfação de funcionários.

Se pensarmos sobre o que é ISO 9000, percebemos que ele pode favorecer o desenvolvimento do país como um todo, fazendo com que a qualidade dos produtos exportados seja maior e gerando uma economia mais sólida com novos empregos e oportunidades.

Qual o diferencial das empresas com ISO 9000?

As organizações certificadas com o ISO 9000 se destacam no mercado, pois oferecem vantagens aos seus trabalhadores e clientes e para a sociedade como um todo. Veja como sua empresa pode se beneficiar com essa norma.

Competitividade

Uma empresa certificada pelo ISO 9000 é ainda mais valorizada pelos consumidores, pois muitos deles têm preferência por produtos e serviços de organizações que têm certificação. Além do mais, muitos profissionais têm maior interesse em trabalhar em lugares que se preocupam em disponibilizar o que há de melhor, não apenas aos clientes, mas também aos colaboradores. 

Organização 

As empresas interessadas em obter a certificação ISO 9000 precisam realizar o mapeamento de todos os seus processos, registrá-los e executá-los da maneira como está descrito em cada documento. Isso permite que a produção ocorra de forma organizada e com o mesmo padrão, o que traz mais agilidade aos processos e melhorias no desempenho das funções dos colaboradores.

Produtividade

Outra vantagem da implantação do ISO 9000 na sua empresa é o aumento da produtividade dos trabalhadores. Isso acontece pela obrigatoriedade de tudo ser mapeado e registrado, executando todas as tarefas conforme a descrição de cada área da organização. A partir do momento em que os funcionários sabem exatamente o que fazer e como fazer, as tarefas são executadas de maneira mais eficiente.

Redução de custos

Por fim, uma das vantagens dessa normatização é a redução de custos das operações. Ela acontece a partir do momento em que há a redução nos índices de erros e problemas de execução, evitando a perda de tempo para corrigir erros e retrabalhos.

Apresente o que é o ISO 9000 à sua empresa e como essa norma pode tornar todos os processos melhores continuamente. Dessa forma, os colaboradores e clientes se interessarão cada vez mais pela sua organização e você terá ainda mais sucesso.

Agora que você já sabe o que é o ISO 9000 e como essa norma pode ser o diferencial da sua empresa, confira nosso post sobre quais são as normas de qualidade e para o que servem.

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz, com mais de 8 anos de experiência, na maioria em Java, desenvolvendo e criando aplicações com as últimas tecnologias, aprendendo e quebrando paradigmas um pouco a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *