O que é e como aplicar a metodologia 5S?

Powered by Rock Convert

Organizar uma empresa exige uma atuação estratégica da gestão e também dos colaboradores da companhia, considerando as diversas etapas de otimização. Para auxiliar nessa tarefa nada fácil, surgiu a metodologia 5S, que tem como foco o controle de qualidade e tem sido muito utilizada pelas empresas.

Ela funciona de maneira prática, direcionando os esforços das equipes em cinco níveis diferentes, para que a organização possa alcançar um alto nível de atuação.

Se você quer saber mais sobre a metodologia 5S e sobre quais as vantagens desse conceito, continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

O que é a metodologia 5S?

A 5S é uma metodologia voltada para a organização de empresas nos mais diversos níveis estruturais. A proposta é fazer com que a instituição funcione com os recursos de que precisa, preservando os colaboradores, mantendo um ambiente limpo e com um bom nível de produtividade.

Esse método surgiu no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, evento que devastou o país em muitas áreas. O propósito principal era se reerguer como nação, principalmente devido aos ataques atômicos em Hiroshima e Nagasaki, mas também melhorar a economia para se tornar a grande potência de hoje. A partir desse momento, a 5S começou a ser aplicada nos mais diversos setores da sociedade japonesa, com destaque para as grandes empresas e, assim, os resultados foram muito positivos.

Cada “S” da metodologia revela um princípio que deve ser aplicado na rotina da organização. Veja o significado de cada um a seguir.

Seiri — senso de utilização

O primeiro “S” propõe a realização de um levantamento dos materiais e equipamentos da empresa, separando e descartando aquilo que não é mais utilizado e está atrapalhando o espaço. O mesmo princípio é válido para documentos, sejam os eletrônicos, sejam os impressos.

Seiton senso de organização

O Seiton traz o conceito de organização, que é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e uma classificação detalhada dos objetos e documentos pode ser bastante útil. Dessa forma, você pode deixar em locais de fácil acesso tudo aquilo que é de uso diário, e em lugares mais reservados, os objetos necessários apenas em determinados momentos.

Seiso — senso de limpeza

O terceiro “S” fornece a consciência de que a limpeza não é apenas de responsabilidade do encarregado pela faxina, mas, sim, de todos os colaboradores da instituição. Assim, todos têm a obrigação de organizar seus itens na sua mesa de trabalho, cuidando também dos equipamentos e dos espaços comuns.

Além disso, o Seiso diz respeito à aparência pessoal, explicando que a pessoa deve se apresentar de forma adequada, sempre muito limpa e asseada.

Seiketsu — senso de normalização

O Seiketsu traz o conceito de normalização, ou seja, tornar cotidianos e sistematizados os valores impostos pelos três “S” anteriores.

Shitsuke — senso de disciplina

A ideia do Shitsuke é fazer dos novos padrões um hábito, um estilo de vida. Com isso, é importante investir na capacitação contínua dos trabalhadores e estimular os novos valores aprendidos, para que eles possam fazer parte da cultura da empresa. No mais, é importante estabelecer avaliações periódicas, monitorando se os 5S ainda estão sendo aplicados e quais conceitos devem ser reforçados.

Como aplicar essa metodologia 5s?

Da maneira como é apresentada, a metodologia 5S vem praticamente com um roteiro de execução pronto, já que cada conceito se refere a uma etapa da implantação do método. Porém, isso não quer dizer que o trabalho acaba no momento da sua aplicação. A 5S não é apenas uma ferramenta de gestão, mas, sim, uma filosofia e um modelo de excelência a ser seguido pela empresa.

Confira, a seguir, como você pode aplicar adequadamente a metodologia 5S na sua organização.

Criação da comissão

Escolha alguns trabalhadores para formar a comissão de implantação da metodologia, oferecendo uma boa capacitação e mostrando a importância desse novo sistema para os negócios da empresa.

Avaliação de pontos críticos

A primeira tarefa da nova comissão é listar os principais problemas da empresa, com base nos princípios da metodologia 5S. Faça uma análise crítica da rotina do negócio e descubra quais pontos precisam ser otimizados.

Implantação dos sensos

Nessa fase, todos os 5 sensos devem ser implantados, um a um, na ordem de apresentação. Todos os colaboradores precisam estar envolvidos, e não apenas a comissão de implantação.

Adoção de avaliações

Depois de ter implantado todos os sensos, programe avaliações periódicas para verificar se cada um deles continua a ser aplicado na empresa. Determine uma forma de avaliação que permita que os colaboradores reflitam sobre os seus hábitos, para que o novo padrão esteja sempre presente no dia a dia.

Quais são as vantagens da metodologia 5s?

A aplicação da metodologia 5S traz muitas vantagens para as empresas, que vão desde o aumento da produtividade até o melhor engajamento dos trabalhadores. Confira quais são os principais benefícios dessa filosofia.

As operações são facilitadas

Com a melhor utilização dos recursos e as constantes organização e limpeza do ambiente de trabalho, as atividades da empresa ficam mais fáceis de serem executadas.

O nível de produtividade é aumentado

A produtividade é um dos principais fatores resultantes da metodologia 5S, pois a organização tem maior foco nas tarefas mais importantes. As bases propostas pelo método tornam o local de trabalho mais favorável a bons resultados.

O local de trabalho é mais convidativo e seguro

Os trabalhadores precisam de bons locais para se sentirem seguros e desempenharem bem as suas funções. Com os sensos de limpeza e organização, os colaboradores podem fazer suas tarefas sem problemas, pois isso garante a preservação da saúde deles, que executarão suas atividades sem preocupações.

Implementar a 5S é um passo importante para reorganizar a sua empresa. Todas essas bases foram essenciais para uma das grandes nações do mundo em um momento muito importante da sua história e podem representar o ponto de mudança na sua companhia também. A metodologia 5S tem o objetivo de aprimorar o ambiente de trabalho da sua empresa, fazendo-a mais produtiva, organizada e funcional.

Se você ficou com alguma dúvida em relação à metodologia 5S e às suas aplicações, deixe um comentário para que possamos ajudá-lo!

Rodrigo Cavallari

Sobre Rodrigo Cavallari

Desenvolvedor de software, trabalha com Desenvolvimento há 3 anos e respira programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *