Saiba o que é Poka Yoke e como implantar na empresa!

Você sabe o que é Poka Yoke? Ele é um termo japonês, que pode ser traduzido como “à prova de falhas”. O seu objetivo é evitar erros na produção por parte dos trabalhadores, além de corrigir aqueles que acontecem. Esse conceito foi criado em 1960 por Shigeo Shingo, motivado pela ocorrência de falhas humanas, que geravam produtos defeituosos.

Dessa forma, as empresas que implantam o Poka Yoke na sua rotina podem prever a ocorrência de erros e corrigir os pontos fracos da sua produção, evitando os desperdícios e a necessidade de retrabalho.

Quer saber mais sobre o que é Poka Yoke e como aplicar esse conceito na sua empresa? Continue a leitura deste artigo!

Como implementar o Poka Yoke?

Existem alguns tipos de Poka Yoke e os mais conhecidos são o de prevenção e o de detecção. Veja a diferença entre eles:

  • prevenção: visa impedir a ocorrência de erros por meio de medidas de prevenção, como a manutenção e verificação constante das máquinas;
  • detecção: é feito após a percepção de uma falha, corrigindo-a para que a produção possa continuar.

Agora que você já sabe a diferença entre esses dois tipos, veja quais são os passos que podem ser seguidos para que a sua empresa tenha sucesso na incorporação do conceito do que é Poka Yoke nos processos de produção.

Identifique a falha e conheça suas causas

A primeira etapa do Poka Yoke é a identificação dos erros mais significativos da produção. Prepare uma lista com os mais recorrentes e identifique as causas das ocorrências — como cansaço dos trabalhadores, excesso de autoconfiança, falta de ferramentas adequadas, falta de treinamento da equipe, dentre outros.

Faça um levantamento das prováveis soluções

Para cada erro, faça a relação com as prováveis soluções, dando preferência para as de prevenção, que são mais baratas e não tomam muito tempo. Dessa forma, as falhas podem ser evitadas.

Analise a eficácia das soluções

Depois de testar uma solução, verifique se ela é vantajosa para o processo. Para isso, analise quanto ela custa e qual o tempo necessário para colocá-la em prática.

Implemente e registre

Por fim, para entender o que é Poka Yoke é preciso colocar em prática as soluções listadas e planejadas. Além disso, é importante registrar todos os resultados obtidos, facilitando os ajustes necessários ao longo do tempo.

Qual é a importância do Poka Yoke?

Muitas organizações buscam por processos mais produtivos e que não comprometam a qualidade dos seus produtos e serviços. Quando alguma atividade depende da ação humana, a velocidade das tarefas tem influência no êxito da produção.

Por isso, saber o que é Poka Yoke permite identificar as falhas e preveni-las, principalmente se ocorrem por desatenção da equipe. Além disso, a empresa que conta com mecanismos para mitigar as falhas evita desperdícios de tempo e dinheiro, tornando-se mais competitiva no mercado. Afinal, uma produção com a menor ocorrência de contratempos tem custos menores, possibilitando a oferta de melhores preços aos clientes.

Se você gostou deste artigo e quer receber outros conteúdos na sua caixa de entrada, assine a nossa newsletter e não perca nossas atualizações!

Avatar

2 thoughts on “Saiba o que é Poka Yoke e como implantar na empresa!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *