Como e quando utilizar o plano de ação Lean5S?

Um plano de ação é de grande importância para a execução e a conclusão de uma tarefa ou planejamento. Ele pode ser definido como um conjunto de atividades a serem realizadas para concretização e alcance de um objetivo final.

Nesse sentido, o plano de ação Lean5S faz parte do escopo de ações sob responsabilidade de quem está realizando a manutenção ou mesmo a implantação da metodologia Lean.

Essa estratégia se inicia no software após uma inspeção ou auditoria, na qual os requisitos não atenderam as metas estipuladas para aquele tópico. Acompanhe este post e tenha um passo a passo completo de como utilizar essa função!

Quando utilizar o plano de ação Lean5S?

Ele deve ser utilizado após uma inspeção ou auditoria não satisfatória, ou seja, que não alcançou a meta de pontos estipuladas pelo administrador. O Lean5S dispõe da opção “plano de ação”, em que o gestor poderá:

  • Criar uma ação de correção ou melhoria;
  • Atribuí-la ao responsável;
  • Delegar a sua realização de forma automatizada;
  • E acompanhar a realização das atividades necessárias.

Como utilizar?

Acesse sua conta no Lean5S: O acesso deve ser feito pelo desktop na conta de usuário do administrador, pois apenas ele tem acesso à função para abrir um plano de ação.

No menu lateral, clique em plano de ação:

Em planejamento, você pode utilizar os filtros para localizar uma ou mais faixas que necessitem da criação de um plano de ação:

São eles:

Selecione quem foi responsável pela atividade:

 

Selecione o local onde foi realizada a inspeção/auditoria:

Ordene por prazo:

Os filtros existem para colaborar na busca pela auditoria que necessita de um plano de ação. Assim, você poderá preenchê-los de forma opcional. Ao preencher um ou mais filtros, você terá acesso às auditorias, evidências, fotos e comentários realizados pelo auditor em campo:

Ao visualizar a auditoria ou inspeção, as informações estarão distribuídas em faixas. Você poderá escolher uma ou mais faixas que devem ser corrigidas com a abertura do plano. Então, descreva o que deve ser feito, defina um prazo de execução e também eleja um responsável pela efetivação da atividade. Depois, apenas clique em “selecionar”:

Após selecionar as atividades que precisam de um plano de ação Lean5S, role a página até o final e clique na atividade desejada, sendo elas:

  • Enviar itens selecionados: serão enviadas apenas as faixas específicas, como a ação segmentada a uma faixa ou mais faixas que precisam de correções;
  • Enviar itens selecionados: serão enviadas todas as faixas auditadas. Essa ação deve ser escolhida quando toda a inspeção ou auditoria necessite de correção;
  • Ignorar todos os itens: você também tem a opção de sair da página sem realizar o envio, clicando em “ignorar todos os itens”.


Na etapa seguinte à criação do plano de ação, o usuário administrador pode acompanhar e ter controle da execução das tarefas, por meio do painel do Lean5S e os filtros:

  • Em andamento: tarefas que não foram concluídas;
  • Resolvidos: tarefas que já foram concluídas.


Utilizando essa função você poderá visualizar auditorias e o histórico dos itens auditados ou inspecionados. A partir de então, será possível realizar suas análises e ver de maneira detalhada os resultados de cada inspeção ou auditoria.

Identificou algo inadequado? Crie no mesmo instante um plano de ação Lean5S e o encaminhe para o usuário responsável. Acompanhe todo o processo de execução e a entrega pelo painel do Lean5S e por e-mail — ação disponível apenas para os usuários “comitê” e “administrador”.

Ficou com alguma dúvida sobre o plano de ação Lean5S? Deixe seu comentário aqui!

Liliane Ferraz

Sobre Liliane Ferraz

Apaixonada por mídias sociais, planejamento estratégico e eventos comecei a atuar nesta área em 2013. Atualmente sou analista de marketing digital na Delogic, onde coordeno todos os projetos de brand e performance da empresa tanto no âmbito digital quanto no off-line.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *