Por onde e como implantar o programa 5S? Saiba agora!

Todo mundo conhece ou já ouviu falar das dificuldades de mudar um procedimento, introduzir uma metodologia ou processo e a resistência que a equipe pode ter com essa novidade. Por isso, é necessário um plano que pode servir como guia e até mesmo lhe ajudar a prever futuros contratempos.

Está pensando, mas ainda não sabe como implantar o programa 5S em sua empresa? continue a leitura!

Por onde e como implantar o programa 5S?

Comece montando um plano, pense em casos reais presenciados em sua empresa e como a cultura dos 5S poderia colaborar na resolução do fato presenciado. Para ilustrar esse caso, você pode acrescentar fotos. Utilize essas informações, como provas do que aconteceu e ofereça ideias de como pode ser resolvido ao implantar o 5S.

Com todo planejamento e informações será mais fácil convencer os gestores e diretores que a metodologia 5S pode ser aliado à sua empresa. Se achar necessário, utilize também como exemplos depoimentos de empresas que já implantaram os 5S e colheram todos os benefícios da metodologia. Tendo o aval dos gestores e diretores é muito importante que os mesmos sejam aliados e exemplos nesse processo de implantação.

Treinamento:

O treinamento é essencial para toda a empresa, independente do grau hierárquico. Nesta etapa é importante que todos entendam o poder da metodologia. Para isso, comece pesquisando internamente se existem profissionais capacitados que podem ensinar e transmitir de forma positiva os conhecimentos sobre metodologia, os profissionais de RH podem colaborar nesse processo de identificação.

Depois dessa análise, se não for identificado um profissional interno procure por profissionais ou consultorias externas especialistas no assunto.

A verba para os treinamentos, pode ser um problema para pequenas empresas ou para aquelas que estão enfrentando um momento de crise, então separamos alguns cursos online que podem ser introduzidos aos profissionais da empresa. Esses cursos de 5S são totalmente online e gratuitos, eles podem colaborar no aprendizado e ajudar sua equipe a ter uma visão sobre o método que a empresa deseja implantar.


Como implantar o programa 5S em diferentes setores?

Os 5 Sensos não mudam independente da área, setor ou segmento implantado, mas é necessário considerar que alguns setores ou áreas possuem necessidades diferentes, então é importante saber lidar com elas.

As áreas administrativas e as áreas de produção, possuem ambientes, tarefas, processos, necessidades, disposição e ambientação totalmente diferentes. Tendo então o tempo, dificuldades e esforços diferentes na fase de implantação. Por isso, reconheça cada setor como único e acompanhe suas necessidades.

Defina metas:

Antes de introduzir a metodologia na etapa de planejamento, você já identificou o que o método poderá oferecer, você também já estava procurando por metodologias que ajudassem a corrigir gargalos específicos e foi por isso que escolheu implantar o 5S em sua empresa.

Considerando que você está nessa etapa, você conseguira facilmente levantar as metas, ou seja, onde você quer chegar com a metodologia e quais melhorias desejam alcançar por meio dela.

Os líderes e gestores tem um papel essencial, devem ter indicadores e metas bem pontuadas, pois são os responsáveis por estimularem os 5 Sensos diariamente, colaborando para o alcance das metas que validem a aplicação do método em sua empresa.

Como estamos falando de setores e áreas distintas as metas devem estar de acordo com as análises das necessidades e possibilidades dos mesmos. É muito importante que as metas correspondam as características de cada setor. Também que eles entendam a importância da metodologia, que os 5S pertençam à rotina diária deles e não só uma máscara para dias de auditorias 5S.

Motive a equipe:

Para que a metodologia não seja esquecida é importante ter ações durante a implantação e depois do processo como forma de “reciclagem” para novos e antigos funcionários. O intuito é um aprendizado constante e que os sensos não caiam no esquecimento dos colaboradores.

Em algumas empresas, são realizados eventos internos onde parabenizam a equipe pelas metas alcançadas e homenageiam as equipes que tiveram um papel fundamental para manutenção da metodologia.
Todos são responsáveis pelos resultados, exemplos e aculturamento da metodologia, por isso, é muito importante engajar e motivar a equipe.

Os 5S é um método interdepende, a cultura deve ser agregada na empresa em sua totalidade e não em setores específicos. Para o sucesso, todos devem integrar a sua rotina empresarial e não como uma tarefa que deve ser feita quando tiver um tempo “livre”.

Gostou dessas dicas? Para ter acesso a outros artigos e novidades como as apresentadas aqui, curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de nossas publicações!

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz, com mais de 8 anos de experiência, na maioria em Java, desenvolvendo e criando aplicações com as últimas tecnologias, aprendendo e quebrando paradigmas um pouco a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *