Por que investir na padronização de processos da indústria alimentícia?

Falhas no processo, entregas fora do prazo, desperdícios são alguns exemplos do que a ausência de uma padronização de processos pode ocasionar em uma empresa. Isso ocorre por falta de uma visão ampla das operações de uma empresa, o que impede que a correção de falhas e melhorias sejam realizadas.

Sendo assim, as empresas que investem na padronização de processos têm a vantagem de conseguir identificar falhas, mas também garantir o controle de qualidade de seus produtos e reduzir os custos.

Neste artigo, vamos apresentar o que é a padronização de processos e sua importância. Continue acompanhando!

O que é padronização de processos?

Padronização de processos é o método de organizar e unificar os procedimentos de uma empresa. Elimina processos ou atividades desnecessárias, define melhores práticas e estabelece procedimentos validados aos seus colaboradores.

Os processos podem ser realizados por diversas pessoas, por isso ter uma padronização permite que as atividades sejam realizadas sem a perda de qualidade. Criar um padrão de trabalho evita que as tarefas sejam realizadas por meio de suposições. Além disso, a empresa poderá monitorar os processos, identificar GAP’s e oportunidades de negócios.

A indústria alimentícia precisa ter um total controle de qualidade dos seus processos, já que uma falha pode prejudicar a qualidade do produto por conseguinte a saúde do consumidor. Ademais, há uma grande responsabilidade sanitária que deve ser cumprida. Desse modo, a padronização de processos na indústria alimentícia permite que toda a etapa do processo seja acompanhada e ações sejam tomadas ao identificar erros.

Como a padronização ajuda no controle de qualidade?

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece normas que devem ser seguidas pelos fabricantes de alimentos para manter a higiene do processo e para que os produtos estejam saudáveis para consumo. Por isso, padronizar os processos é essencial para que essas normas sejam rigorosamente cumpridas.

Com todas as etapas padronizadas, a empresa poderá verificar se elas cumprem as normas regulamentadas e, caso não, possam ser corrigidas ou melhoradas. Além disso, os colaboradores ao verem o processo na totalidade, estarão cientes de suas responsabilidades e como elas impactarão nas operações. Desse modo, apresentarão um desempenho melhor e não haverá perda de qualidade na função.

 Quais as vantagens da padronização de processos?

As vantagens da padronização vão além da redução de custos. Conheça mais algumas.

Treinamento de colaboradores

Quando se tem processos documentados e padronizados, é possível manter as informações como um guia para os colaboradores consultarem. Além de facilitar a preparação de treinamentos de capacitação e integração.

Por vezes, algumas empresas cometem o erro de manter as informações apenas para os colaboradores que realizam a função. Isso pode fazer com que informações se percam e impossibilite promoções futuras para esses colaboradores.

Produtividade

A produtividade aumenta em empresas com processos padronizados, uma vez que cada um sabe como realizar sua função. Não há suposições sobre como deve ser realizado ou perda de tempo em pesquisar como executar ou dúvidas sobre as tarefas. Assim, há uma otimização no processo, permitindo que o andamento das etapas seja realizado de modo eficiente.

Melhoria nos controles de insumos

A falta de insumo na cadeia produtiva da indústria alimentícia pode ocasionar graves problemas. Por isso, conhecer o processo permite um melhor planejamento e uso eficiente dos recursos. Os departamentos envolvidos poderão alocar os recursos quando necessário, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Em vista disso, as operações seguiram um fluxo mais otimizado e atingiram facilmente os objetivos a serem alcançados.

Otimização dos controles

Automatizar o processo após sua padronização permite que as informações sejam acessadas mais facilmente e otimiza as atividades realizadas no dia a dia. Desse modo, é possível ter um controle maior dos controles indicadores e obter produtos de alta qualidade e de confiança.

A padronização de processos é essencial para a indústria alimentícia manter seu alto padrão de qualidade e conseguir atender as exigências da legislação brasileira. Além disso, garantir sua competitividade no mercado ao reduzir custos, ter processos otimizados e realizar melhorias contínuas.

Gostou do nosso post? Compartilhe no Linkedin .

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Sócio e Diretor da Delogic Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na criação de softwares customizados para pequenas, médias e grandes empresas. Dedico meu tempo livre para aprender e compartilhar artigos sobre Tecnologia, Softwares, Gestão e Qualidade empresarial.

2 thoughts on “Por que investir na padronização de processos da indústria alimentícia?”

  1. Para o bom funcionamento de uma atividade, o ideal e trabalhar em todos os setores de gestao. Isso porque somente assim e possivel otimiza-las e torna-las ainda mais eficientes. Por isso, neste ponto, a padronizacao de processos deve ser encabecada pelos gestores. O bom funcionamento de qualquer organizacao esta diretamente ligado a qualidade com que seus processos administrativos e produtivos sao executados. E isso acontece independentemente de seu porte ou do segmento em que atua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *