Conheça as principais dificuldades do 5s!

Dificuldades do 5S, o primeiro pensamento que temos ao sugerir a implantação de uma metodologia são todas as vantagens e benefícios que ela pode gerar no ambiente empresarial.

Por isso, abordamos o tema com frequência e compartilhamos um pouquinho do que observamos da metodologia 5S na prática.   

Neste artigo, vamos discorrer sobre as principais dificuldades do 5S e da sua implantação em um ambiente profissional.

Quais as principais dificuldades do 5S?

Poucas são às vezes em que pensamos nas dificuldades que um novo processo, metodologia e projeto pode desencadear no clima ou mesmo na entrega dos serviços da sua equipe.

O intuito desse artigo é criar um pensamento reverso, alertar das eventuais situações em que você pode ter que lidar ao implantar a metodologia e te proporcionar ideias do que fazer se um dia você for exposto em algumas das situações.

Conheça algumas das dificuldades da implantação do 5S, confira!

1- Dificuldades do 5S falta de treinamento:

Ao implantar a metodologia você deve estar ciente que ela envolve a empresa com um todo, sendo áreas, perfis, condições, clima, funções, processos, projetos e atividades totalmente diferentes.

Procure formas de trazer, apresentar, informar e treinar essas pessoas elas são essenciais para que a implantação, manutenção e que a cultura dos 5 sensos seja absorvida.


2- Resistência da equipe:

Qualquer quebra na rotina, mudanças no ambiente profissional ou mesmo pessoal pode se tornar algo difícil, ao implementar uma metodologia, como os 5S não é diferente.

Ofereça treinamentos, apresente cases de empresas reais e defina objetivos mesmos que futuros.

Comece um passo de cada vez, algumas consultorias indicam que o processo de implantação seja lento, que comece por único setor, a ideia é que ele sirva como um “case”, onde seja possível verificar e acompanhar os benefícios da metodologia.

A ideia do case é que ele desperte o desejo ou interesse dos outros setores em conhecer a metodologia. Com o case bem estabelecido, pode ser mais fácil iniciar a implantação nos outros setores diminuindo ou mesmo anulando o grau de resistência.

3- Ter e manter o engajamento da equipe:

A metodologia não é algo que é implantado uma vez e esquecido no mês seguinte. Ela exige manutenção, tempo, uma equipe responsável por analisar constantemente o andamento e aceitação da metodologia pelos funcionários da sua organização.

Em negócios com alta rotatividade ou com grau menor de engajamento é aconselhável que o comitê 5S faça uma reciclagem constante com os funcionários.

Conclusão:

As dificuldades do 5S podem surgir em qualquer fase da implantação e manutenção da metodologia, por isso, é importante ter paciência, ser persistente, encarar os desafios e estar preparado para mudar a cultura da sua empresa.  

De início as mudanças podem aparentar acontecer em câmera lenta, por isso, estabeleça pequenas metas, mensure, compartilhe com os envolvidos e não desanime, pois, os benefícios irão recompensar todos os esforços.   

Gostou dessas dicas? Para ter acesso a outros artigos e novidades como as apresentadas aqui, curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de nossas publicações!

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Sócio e Diretor da Delogic Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na criação de softwares customizados para pequenas, médias e grandes empresas. Dedico meu tempo livre para aprender e compartilhar artigos sobre Tecnologia, Softwares, Gestão e Qualidade empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *