Problemas de qualidade como identificá-los?

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Você já parou para pensar quais são as causas dos problemas de qualidade da sua empresa?

Ele está ligado a um processo, a cultura empresarial ou a um setor? Tenho certeza que com um setor de Gestão da Qualidade será possível identificar, entender, planejar e solucionar os impactos negativos que esses problemas podem oferecer a sua organização.

Continue a leitura e saiba como identificar as principais causas dos problemas de qualidade empresarial!

O que é qualidade?

O termo qualidade pode ter diversas definições, mas quando aplicado a uma empresa ele está diretamente ligado ao serviço ou produto oferecido aos consumidores. A palavra carrega a credibilidade e imagem que seu produto ou serviço apresenta no mercado em comparativo com os seus concorrentes, a reputação e o valor que as pessoas vão dar a sua marca.  

Por que ter um setor de Gestão da Qualidade?

A gestão da qualidade diferente de que todos pensam não é responsabilidade de um único setor, mas é imprescindível ter uma área interna que possua conhecimento para gerir, analisar e ajudar os outros departamentos a aplicar em seus processos internos.

Esse setor irá gerir e pensar de forma estratégica em como cada área interna da organização e processo é interdependente para entrega do serviço ou produto final que resultará na qualidade da empresa. Eles também podem colaborar para que a empresa consiga estar de acordo com as normas regulamentadoras e certificações do seu segmento.

Como identificar os problemas de qualidade?

  • Entenda qual a percepção dos produtos ou serviços perante aos consumidores:
    Muitos fatores podem auxiliar a medir e analisar a percepção dos consumidores por seus serviços ou produtos. Alguns setores podem contribuir diretamente com essas informações como Pós-Venda e um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
  • Entenda como são os processos internos:
    Entender os processos e analisá-los é essencial para compreender como os recursos aplicam o seu tempo, quais são as falhas comuns dentro dos departamentos, se os processos na prática funcionam como o planejado ou se de alguma forma eles travam os envolvidos. 
  • Entenda se os recursos são e estão capacitados:
    Algumas falhas, desperdícios e atrasos podem estar ligadas a falta de treinamento e capacitação interna, então é necessário entender qual o problema e montar um plano para solucioná-lo.


     

  • Entenda se todos conhecem os objetivos estratégicos da empresa:
    Compartilhar os objetivos estratégicos empresariais pode oferecer mais clareza para aqueles que não possuem um conhecimento do processo e planos como todo. Essa ação também pode motivar os funcionários por saber onde a empresa pode chegar, quais etapas precisam ser feitas, quais as suas responsabilidades para que organização consiga alcançar aquele objetivo. Além de que ao compartilhar essas informações você pode observar e ter outras percepções sobre o mesmo ponto de vista.

Lidar com o desconhecido pode aparentar que os problemas de qualidade sejam bem maiores do que realmente são, por isso, separamos algumas dicas para você de como começar a identificar essas falhas.

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Célio Silva

Sobre Célio Silva

Sócio e Diretor da Delogic Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na criação de softwares customizados para pequenas, médias e grandes empresas. Dedico meu tempo livre para aprender e compartilhar artigos sobre Tecnologia, Softwares, Gestão e Qualidade empresarial.

2 thoughts on “Problemas de qualidade como identificá-los?”

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