Programa de segurança do trabalho na construção civil: saiba mais!

O programa de segurança do trabalho na construção civil é um assunto importante no planejamento de gestão das empresas que atuam no setor. Além de proporcionar um ambiente seguro para que os colaboradores executem suas funções, ele também traz mais segurança jurídica para as construtoras.

Um dos equívocos mais comuns quando se fala em segurança do trabalho é a ideia de que ela só favorece os funcionários. Isso porque, ao seguir as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, a construtora está criando um ambiente mais saudável e seguro colaboradores, parceiros e clientes.

Neste post, vamos aprofundar a discussão sobre o assunto. Você vai entender quais são os principais motivos para implantar um programa de segurança do trabalho na construção civil, compreendendo sua importância e descobrindo como um sistema integrado de gestão pode auxiliar. Acompanhe e descubra!

Acidentes de trabalho na construção civil

De acordo com informações da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, em pesquisa realizada pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, só em 2017, ocorreram 549.405 acidentes de trabalho no Brasil. Os números assustam e preocupam, já que as implicações de um acidente de trabalho podem causar transtornos a longo prazo para todos os envolvidos.

Desta forma, as construtoras devem investir em programas de segurança do trabalho na construção civil, adotando medidas que garantam a segurança dentro do canteiro de obras. Além de preocupar-se com a integridade dos funcionários, é importante estar atento ao cumprimento da legislação e normas de regulamentação.

A seguir, elencamos os principais benefícios que a segurança do trabalho na construção civil vai trazer para as suas operações.

Benefícios da segurança do trabalho na construção civil

Afinal, quais são os benefícios de investir em segurança do trabalho? Será que realmente vale a pena? Por que a empresa deve estar atenta à questão, investindo em estratégias específicas de gestão do assunto?

Redução de acidentes

Sem dúvida, o primeiro e talvez mais importante dos benefícios é a redução de acidentes. Ao adotar um programa eficiente de segurança do trabalho, a empresa minimiza o risco de ter acidentes, favorecendo a qualidade de vida no ambiente laboral.

É importante destacar que reduzir acidentes significa minimizar vários outros problemas, inclusive financeiros. Isso porque os acidentes de trabalho podem gerar gastos, demandas trabalhistas e queda na produtividade dos trabalhadores.

Diminuição de gastos

Toda estratégia de segurança de trabalho demanda investimentos. A empresa deve adquirir Equipamentos de Proteção Individual e treinar os seus colaboradores quanto ao uso, fazer uma gestão da adequada das informações, gerir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, entre outros. Essas e outras diretrizes são impostas pela Norma Reguladora 18 (NR-18).

O investimento nestas ações contribui para a redução de custos a médio e longo prazo, já que, muitas vezes, um único acidente de trabalho acaba saindo mais caro para a construtora do que todos os gastos e investimentos com o cumprimento da NR-18.

Redução do risco trabalhista

Este talvez seja um dos pontos mais sensíveis com relação à segurança do trabalho e os acidentes em canteiros de obras. A empresa é responsável por garantir a proteção dos seus colaboradores.

Desta forma, os acidentes de trabalho podem ensejar demandas trabalhistas, o que tem um custo significativo para a empresa. Minimizar o risco trabalhista e investir em compliance são etapas importantes no planejamento e gestão jurídica do negócio.

Proteção da integridade física e mental dos colaboradores

Quando acontece um acidente de trabalho, todos trabalhadores são afetados, direta ou indiretamente. Quem se feriu, naturalmente sofre um dano maior, mas os outros profissionais podem se sentir inseguros, o que eventualmente pode afetar a saúde mental.

Por isso, o ambiente deve ser seguro para todos. Adotar um programa de segurança do trabalho na construção civil faz com que os seus colaboradores percebam a preocupação da empresa com a integridade física e mental dos operários, favorecendo o desenvolvimento de um ambiente de trabalho adequado.

Proteção jurídica

Como já mencionamos, acidentes de trabalho podem ensejar demandas trabalhistas que representam um risco importante para o negócio. Minimizar o risco trabalhista e investir em compliance são sinônimos de proteção jurídica e atuação preventiva dentro do seu negócio.

Fortalecimento da marca

Por fim, empresas que estão preocupadas com a segurança do trabalho são vistas como responsáveis pelo mercado e isso se traduz no fortalecimento da marca.

Para que a sua construtora cresça e se destaque frente à concorrência, é imprescindível adotar boas práticas de gestão, incluindo o cuidado com a saúde dos trabalhadores.

Além de garantir o respeito à legislação, o empresário está contribuindo para mostrar ao mercado a seriedade e responsabilidade do seu negócio frente aos funcionários, clientes, fornecedores e parceiros.

A importância de utilizar um sistema de gestão integrado

Mas como colocar todas essas dicas em prática? A resposta é: planejamento e tecnologia. Primeiro, o empresário deve entender claramente quais são as suas responsabilidades e de que forma elas podem ser aplicadas na rotina da construtora.

Em linhas gerais, a inserção de sistemas de gestão integrada vão ajudar muito no dia a dia da empresa, já que permitem, entre outras coisas: organizar o fluxo de trabalho, medir o desempenho dos projetos, detectar falhas, identificar e reduzir desperdícios, gestão eficiente das equipes.

Esses sistemas são ferramentas indispensáveis nas construções. Além de ajudar na gestão da segurança do trabalho, eles também favorecem a melhora dos processos e do desempenho da empresa de uma forma geral.

Além disso, essas ferramentas são capazes de gerar dados precisos e relevantes para o processo de tomada de decisões, ajudando na gestão e eficiência do negócio.

A Delogic é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas customizados. Especialista em processos, tecnologia e sistemas de gestão para negócios, tem a expertise necessária para ajudar na aplicação de estratégias para inserção de programas de segurança do trabalho.

Você quer começar a aplicar um programa de segurança do trabalho na construção civil? Então conheça nossas soluções!

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Sócio e Diretor da Delogic Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na criação de softwares customizados para pequenas, médias e grandes empresas. Dedico meu tempo livre para aprender e compartilhar artigos sobre Tecnologia, Softwares, Gestão e Qualidade empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *