Projeto sustentabilidade: Como implementar no seu negócio?

Em meio a tanta discussão sobre os cuidados com o meio ambiente a execução de um bom projeto de sustentabilidade se tornou algo imprescindível para uma empresa que pretende se manter firme no seu mercado de atuação.

Essa preocupação atingiu a maior parte dos meios de produção e dificilmente será possível fugir dela. Portanto, adotar medidas que colocam o seu negócio em perfeito alinhamento pode ser fundamental nesse cenário.

Nesse artigo demonstraremos a importância do projeto de sustentabilidade e os principais tipos existentes. Acompanhe!

O que é o projeto de sustentabilidade do negócio?

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que impactam positivamente no meio ambiente adotando medidas que possibilitem a empresa a construção de um plano que objetiva a redução do impacto que a sua atividade causa, bem como a reparação de eventuais problemas que ela possa causar.

Nesse sentido, o projeto de sustentabilidade empresarial é fundamental para definir cada uma dessas práticas, implementando os processos necessários para garantir as ações que serão benéficas ou repararão o meio ambiente em que a empresa está inserida.

Esse processo garante ao negócio maior valorização da sua marca, um diferencial perante aos concorrentes, o que impactará nos seus resultados financeiros, apesar de esse não ser o principal motivo que leva os empresários a adotarem esse processo.

Quais são os principais tipos existentes?

Agora que você entendeu o que é a sustentabilidade empresarial mostraremos os projetos que podem compor esse processo. Acompanhe!

Projeto de redução

Um dos passos da sustentabilidade empresarial é o projeto de redução. Ele pode ser implementado pensando na diminuição de alguns gastos que podem impactar no meio ambiente, tais como: energia elétrica, água, plásticos, entre outros.

Além de contribuir com o meio ambiente o projeto também proporciona redução de custos para a empresa. Entretanto, não basta, simplesmente, cortar um gasto, pois, isso pode não ser sustentável para a própria empresa.

O objetivo, portanto, é aumentar a eficiência da utilização desses elementos colocando em prática medidas que visam a redução desses custos de forma sustentável, tanto para a empresa quanto ao ecossistema em que ela está inserida.

Projeto de reúso

O projeto de reúso é muito utilizado em locais em que acontece habitualmente grandes crises hídricas com água potável. Entretanto, esse elemento pode ser utilizado de forma sustentável pela empresa e também contribui para a redução de custos empresarial.

Uma das aplicações do projeto de reúso é na utilização de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais que pode ser utilizado no sistema hidrossanitário ou para limpeza do ambiente.

Projeto de reciclagem

O projeto de reciclagem é um dos mais conhecidos quando o assunto é sustentabilidade de modo geral. Esse processo vem se tornando cada vez mais indispensável em nosso país, especialmente, pela valorização que as pessoas estão atribuindo aos elementos provenientes de reciclagem.

Reciclar proporciona diversos benefícios econômicos e ambientais facilitando a empresa baratear alguns processos de produção, gerar empregos diretos e indiretos e, até mesmo, economia com energia elétrica.

Nesse projeto de reciclagem deve ser implementada a política de coleta seletiva, processo obrigatório em muitos municípios brasileiros. Essa separação deve ser feita com recicláveis secos, rejeitos e resíduos orgânicos.

Projeto de descarte correto

Também temos o projeto de descarte correto. Quando uma empresa trata resíduos industriais ela ainda elimina muitos elementos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente, portanto, precisam ser descartados de forma adequada.

Nesse sentido, a empresa precisa separar esses dejetos tóxicos antes de enviá-los ao centro de tratamento adequado. Portanto, dentro dos projetos de sustentabilidade existe a necessidade de criar um processo de descarte adequado desses elementos.

Ao descartar de forma adequada os elementos é possível criar outros produtos, tais como o asfalto ecológico que são feitos com pneus descartados, contribuindo consideravelmente com o meio ambiente.

Além disso, os efluentes industriais, tais como resíduos líquidos e gasosos precisam de tratamento antes de executar o seu descarte, seja com relação ao lançamento na rede esgoto ou lançamento de elementos prejudiciais na atmosfera, tais como fases liberados por chaminés e etc.

Projeto de compensação ambiental

Por fim, existe mais uma forma de levar sustentabilidade a uma empresa e chamamos ela de compensação ambiental. Basicamente, é uma prática em que a empresa compensa eventual impacto negativo que ela tenha causado ao meio ambiente.

O projeto de compensação ambiental prevê que ela seja feita por meio da destinação de recursos em iniciativas que tenham por objetivo a preservação e proteção do meio ambiente. Essa solução, além de ser prática e benéfica ao meio ambiente, pode ser bastante rentável se comparada a alguns projetos distintos, como os de logística reversa.

Nos dias atuais a solução mais utilizada e reconhecida pelos órgãos de meio ambiente do Governo é o Selo Eureciclo que tem por objetivo a compensação ambiental, especialmente, para embalagens descartadas na natureza.

Nesse caso, a empresa deve pagar para que as cooperativas de reciclagem realizem a triagem de uma quantidade de material que equivale aos das embalagens produzidas e lançadas ao meio ambiente.

Sendo assim, a empresa receberá um selo para que os seus consumidores saibam que aquele empreendimento empresarial está preocupado com o meio ambiente. Dessa forma, ter esse selo é extremamente vantajoso para a empresa, tendo em vista que o mercado de modo geral enxergará o seu negócio com maior valor, lembrando da sua marca com mais facilidade.

Portanto, além de proporcionar um ganho ou reparação ambiental do ecossistema em que a empresa está inserido, pode ocorrer um ligeiro aumento nas vendas, tendo em vista que muitas pessoas tendem a valorizar os negócios que têm essa preocupação com o futuro da natureza, atuando de forma sustentável para reduzir os impactos que ela, eventualmente, possa causar.

Como você pode perceber, o projeto de sustentabilidade abrange uma série de documentos que a empresa precisa elaborar. Contar com esse processo facilita a adoção de medidas que visam a proteção do meio ambiente e sustentabilidade nas ações da empresa.

Quer continuar lendo sobre o assunto? Então, leia o artigo que preparamos para você. Nele, mostraremos os benefícios do SGA e objetivo da gestão ambiental nas empresas.

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Sócio e Diretor da Delogic Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na criação de softwares customizados para pequenas, médias e grandes empresas. Dedico meu tempo livre para aprender e compartilhar artigos sobre Tecnologia, Softwares, Gestão e Qualidade empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *