Como escolher o sistema de gestão empresarial perfeito?

Ter um sistema de gestão empresarial é essencial para garantir que os processos ou fluxos de trabalho sejam executados de forma satisfatória. Quem não conta com esse tipo de ferramenta pode ter grandes problemas para realizar as tarefas do dia a dia.

Além disso, eles também são responsáveis por fornecerem informações para que os gestores da empresa possam tomar decisões que impactarão diretamente na lucratividade do negócio. Pensando na importância do assunto, resolvemos escrever este artigo.

Nele, nós mostraremos o que precisa ser observado para que você possa adquirir um sistema de gestão empresarial perfeito. Continue lendo!

O momento ideal para implementar um sistema de gestão empresarial

Uma dúvida comum a muitos gestores é sobre o momento ideal para implementar um sistema de gestão empresarial. De fato, não existe uma determinação cravada de que, a partir de um ponto específico, a empresa necessitará desse tipo de ferramenta.

O ideal é que o gestor implemente esse processo desde o início das atividades do negócio, entretanto, se isso não foi feito nesse momento, nunca é tarde para iniciar. Como você está aprendendo sobre os principais pontos para implementar um sistema de gestão na sua empresa, a partir desta leitura, já poderá iniciar esse processo.

Os processos empresariais que devem ser estabelecidos

Identificado o momento ideal para implementar um sistema de gestão, você precisará determinar os processos de sua empresa. O software tem a função de tornar os fluxos de trabalho mais integrados, práticos e rápidos.

Contudo, ele não realizará os processos de forma individual ou isolada. É importante que eles já estejam previamente estabelecidos. Obviamente, em alguns pontos poderá exigir a necessidade de adequações, no entanto, o esqueleto dos processos empresariais já deve estar muito bem montado.

Os fatores que devem ser levados em consideração na escolha de um sistema

Além disso, você também precisa avaliar alguns fatores essenciais antes de proceder a aquisição do sistema. Descreveremos cada um deles de forma detalhada nos tópicos abaixo. Continue lendo!

Condições de contrato

A implementação de um sistema de gestão é algo que demora certo tempo para ser efetivada e demanda muito esforço e trabalho de toda a equipe. Sendo assim, é essencial que os contratos firmados com as empresas fornecedoras do sistema estejam sempre muito bem estabelecidos.

Portanto, é essencial que você verifique as condições oferecidas e analise para que elas estejam dentro da realidade da empresa, evitando que todo o trabalho de implementação seja jogado fora com o desuso do sistema.

Demanda de trabalho

Outro ponto que você precisa avaliar é a sua demanda de trabalho. Verifique se o sistema contratado é capaz de suprir toda a sua necessidade de forma satisfatória e proporcione toda a assistência e suporte necessários para que as atividades não sejam interrompidas em momentos que ocorrerem falhas ou erros no software.

Escalabilidade

Por fim, é importante que você analise a escalabilidade do sistema. Isso significa que deve ser feita uma verificação sobre a possibilidade desse mesmo software atender as necessidades do negócio quando ele estiver em outro patamar em termos de geração de dados e informações, faturamento e lucratividade.

Não é raro encontrar empresários que foram obrigados a trocar seus sistemas de gestão pelo simples fato de que os que já eram utilizados não eram mais capazes de fornecer todas as funcionalidades que a empresa necessitava.

Por isso, vale a pena analisar o grau de escalabilidade do sistema de gestão para não ter esse tipo de problema no futuro, quando sua empresa será maior e demandará mais funcionalidades do software.

A variedade de sistemas de gestão empresarial que temos atualmente

Atualmente, existem diversos tipos de sistema de gestão empresarial que atendem os negócios de formas distintas. Neste tópico, mostraremos os mais comuns de serem encontrados nas empresas. Continue lendo!

CRM

CRM é a sigla utilizada para designar o termo Customer Relationship Management que, traduzindo para o português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse tipo de software tem por objetivo gerenciar os processos de vendas, tornando-os mais ágeis e práticos, além de oferecer soluções voltadas ao bom relacionamento com seus consumidores.

ERP

O ERP, sem dúvidas, é o mais conhecido entre os sistemas de gestão empresarial. Ele tem uma vasta gama de funcionalidades que têm por objetivo principal integrar todos os processos da empresa, tornando os fluxos de trabalhos, de certa forma, amarrados entre todos os setores.

Sistemas Customizados

Por fim, temos os Sistemas Customizados. A grande diferença desse formato para os anteriores é que ele é totalmente elaborado pensando na necessidade do seu negócio, diferentemente de um ERP, por exemplo, que já vem pronto para ser utilizado.

Nesse caso, a empresa deveria se adequar ao sistema, seus processos e funcionalidades. No caso dos softwares customizados esse tipo de problema não existe, tendo em vista que suas funções são parametrizadas observando os fluxos de trabalho já existentes na empresa.

Isso significa que o sistema entra no universo empresarial e se adequa a ele, não o contrário, como ocorre com outras soluções do mercado.

A importância da participação da equipe no processo

Por fim, temos que tocar em um ponto crucial para a implementação de um sistema de gestão perfeito, a participação da equipe. É impossível realizar esse processo de forma satisfatória sem envolver as pessoas que trabalham na sua empresa.

Eles serão uma peça chave no processo de customização do sistema, fornecendo informações sobre os fluxos de trabalho e as necessidades de cada um dos departamentos. Depois disso, é a equipe quem manuseará todas as funções do software, extraindo dele todos os benefícios que é capaz de gerar.

Por isso, o investimento em treinamentos e formações para a sua equipe é essencial, assim como o desenvolvimento de um espírito cooperativo entre os colaboradores, incentivando-os a auxiliar no processo de implementação de software de gestão para que tudo ocorra de forma tranquila e satisfatória para todos.

Agora, você tem todas as informações que precisa para adquirir um bom sistema de gestão empresarial para o seu negócio, garantindo que ele esteja devidamente apto para suportar toda a exigência do mercado e possa fornecer informações com exatidão e rapidez para que as tomadas de decisões sejam mais eficientes.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse tipo de sistema, entre em contato conosco. Nossos especialistas apresentarão as melhores soluções para o seu tipo de negócio.

Célio Silva

Sobre Célio Silva

Sócio e Diretor da Delogic Sistemas, com mais de 14 anos de experiência na criação de softwares customizados para pequenas, médias e grandes empresas. Dedico meu tempo livre para aprender e compartilhar artigos sobre Tecnologia, Softwares, Gestão e Qualidade empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *