Importância do Treinamento e Qualificação No Ambiente de Trabalho

Muitas vezes a administração de qualificações e treinamento é negligenciado por algumas empresas, pois acreditam que “se aprende na prática”. Contudo, se um funcionário não recebe a adequada qualificação para a função, como podemos garantir que o produto que será entregue não tem falhas? Ou que será feito sempre “certo da primeira vez” não gerando custos e atrasos desnecessários?

Qualificações e treinamentos são de suma importância para que seus sistemas de produção e qualidade sejam atendidos da maneira como foram desenhados. Então, vamos direto ao ponto e listar o que você precisa ter:

1 – Descrições de cargo: cada posição deve ter sua descrição, com as necessidades e as responsabilidades que se espera de quem à ocupa. Um erro comum que vejo é que as descrições são escritas com base em quem ocupa a vaga no momento e não necessariamente com requisitos específicos da função. Faça descrições sempre considerando o que é necessário para a posição e não em quem está nela no momento.

2 – Procedimentos escritos para os processos: sua empresa deve ter procedimentos detalhando os processos, só assim você terá robustez e repetitividade para o mesmo.

3 – Uma lista com esses procedimentos descritos acima

4 – Uma lista com todas as posições da sua empresa

5 – Uma Matriz que ligue as posições que existe na empresa versus os procedimentos que são aplicados a estas posições (Ligar as listas dos tópicos 3 versus 4).

6 – Uma segunda Matriz onde faça a administração de quem ocupa os cargos versus as necessidades de treinamento, com base no que foi definido na matriz do tópico 5.

7 – Manutenção de todo esse sistema pela equipe de Qualidade ou RH, ou seja, manter as listas e os treinamentos atualizados.

Os tópicos 3 ao 7 podem ser gerenciados por planilhas de Excel (ou similar), porém, existens softwares capazes de gerenciar treinamentos, onde a administração é muito mais simples e o mesmo vai gerar alertas sobre a falta de treinamento, expiração de um procedimento/treinamento, necessidade de atualização de listas ou procedimentos, e etc.

Não importa qual o seu segmento de atuação, não estabelecer quais critérios de contratação para seus colaboradores e não ter um sistema de qualificação e treinamento adequado, além de não atender alguns órgãos reguladores e certificações internacionais, você poderá estar criando um grande buraco na sua empresa, que um dia pode cair nele. Com um treinamento adequado o colaborador executa melhor suas funções e o ambiente corporativo se torna mais agradável.

A frase a seguir define muito bem a importância do sistema de treinamento e qualificações, ela é atribuída a Henry Ford, não sei se é real:

“Pior do que treinar um funcionário e ver ele sair, é não treinar e ver ele ficar”.

Gustavo Spaziano

Sobre Gustavo Spaziano

Médico Veterinário de formação e atuando a mais de 13 anos no segmento farmacêutico nas áreas regulatórias e de qualidade. Auditor Global auditando fornecedores e empresas farmacêuticas na América do Sul, Europa, Estados Unidos, Canadá e México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *