Você sabe o que é gemba e como aplicar na empresa?

Muitas organizações têm dificuldades de acompanhar tudo o que acontece nos seus processos de produção, o que impede a gestão das falhas e a tomada de decisões para mitigá-las. Para acabar com esse problema, é necessário entender o que é gemba e como ele pode ser útil para a solução de impasses nos mais diversos setores.

É importante saber que o gemba pode sanar contratempos na comunicação entre os trabalhadores que têm contato direto com a produção e as outras áreas da empresa, como o setor de compras e a própria gestão. Esse conceito permite ouvir essas pessoas, em busca das melhores saídas.

Quer saber mais sobre o que é gemba e as vantagens que ele proporciona? Continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

O que é gemba?

O gemba é um termo japonês que, na tradução literal, significa “lugar real”, e se refere ao local onde os produtos são feitos, ou seja, o chão de fábrica. Da mesma forma, em uma empresa prestadora de serviços, o gemba faz referência ao espaço em que ele é criado e prestado, como um cinema, um restaurante, entre outros.

Muitas pessoas quando descobrem o que é gemba se perguntam como esse conceito vai ajudar os negócios. A verdade é que a tradução é literal, e ir ao gemba significa realmente caminhar pela empresa. Afinal, é nela que os problemas acontecem. Então, nessa aproximação, deve-se analisar de perto a maneira como os processos são feitos e como eles podem ser otimizados e se tornarem mais econômicos.

Conversar com quem trabalha efetivamente no gemba permite que novas soluções sejam encontradas, pois esses trabalhadores têm muito conhecimento para oferecer à empresa por estarem lidando com aquilo diariamente. Com essa comunicação estabelecida, fica mais fácil tomar as decisões certas e aumentar a qualidade da produção.

Quais são os benefícios do gemba?

Um dos grandes benefícios do gemba é o registro dos fatos, em que são levantados os pontos mais relevantes durante as visitas ao chão de fábrica — a necessidade de peças novas, melhorias no processo, compra mais recorrente de matéria-prima, entre outras medidas. Essas informações devem chegar à gestão para que as soluções sejam implementadas. 

Outra vantagem de saber o que é gemba é poder montar um plano de ações, para que os problemas vistos e comunicados sejam resolvidos com êxito. Lembre-se de agir listando o que precisa de melhorias, com a descrição das ações necessárias, além dos seus responsáveis e os prazos para a execução de cada uma.

A melhor interação entre os setores também acontece por meio do gemba, pois as informações repassadas são mais certas e reais, refletindo aquilo que realmente acontece no chão de fábrica.

Por fim, um dos principais ganhos com esse conceito é o comprometimento dos colaboradores, que passam a se preocupar mais com todas as etapas da produção e com as otimizações que devem ser feitas a fim de aumentar a qualidade dos seus serviços.

Como aplicar o gemba na sua empresa?

As primeiras etapas para ter uma empresa com gestão eficaz é saber o que é gemba e estar próximo dele. A convivência com o lugar onde tudo acontece é essencial para entender melhor os processos da sua organização, melhorando cada vez mais as atividades.

Quando um problema acontece, a primeira coisa a fazer é ir até ao gemba. Depois, é feita a identificação do problema e as resoluções temporárias, que vão mitigar o ocorrido por um tempo. Em seguida, deve ser encontrada a raiz da falha, para, então, solucioná-la de forma definitiva.

Confira agora algumas atitudes importantes na hora de aplicar o gemba na sua gestão.

Converse com o seu time

Manter um bom relacionamento com as equipes é essencial para que a comunicação seja fácil, e para que os colaboradores estejam sempre dispostos a reportar problemas e a trabalhar para resolvê-los. Como essas pessoas estão constantemente no gemba, elas sabem quais são as maiores necessidades da produção e podem ter ideias diferentes das demais.

Busque ir ao gemba regularmente

Com o crescente uso da tecnologia, muitos softwares permitem que as informações da produção cheguem até aos gestores em tempo real, a fim de que eles saibam o que acontece em todo o processo. Contudo, não há nada como passar um tempo no gemba e ver de perto o trabalho sendo realizado.

Sendo assim, é importante observar atentamente como é o funcionamento da sua empresa e qual é a situação no chão de fábrica. De início, não pergunte nada e nem interfira no processo: apenas observe, analise, anote os pontos mais importantes e, só depois, converse com a equipe que trabalha ali.

Não economize nas perguntas

Depois de ir ao gemba algumas vezes e acompanhar o ritmo do trabalho, é hora de fazer perguntas ao trabalhadores, para que você possa obter mais informações sobre as atividades que estão sendo realizadas. Procure questionar coisas simples, como “o que”, “quando e “por meio do que”, para conseguir dados mais amplos sobre o que acontece de verdade.

Estabeleça metas para o gemba

As metas são importantes para que as equipes saibam o que se espera delas e da produção em que trabalham. Para isso, estabeleça metas de melhoria, de diminuição de prazos, de redução de paradas e do aumento da produtividade e qualidade dos produtos, por exemplo. Tudo isso fornece uma visão mais objetiva aos colaboradores.

Para que a gestão da sua empresa saiba de tudo o que acontece no espaço de produção, é essencial entender o que é gemba, pois é fundamental que existam pessoas acompanhando todo o processo, fornecendo informações em tempo real. Para isso, você pode contar com a Delogic — desenvolvemos soluções focadas na consultoria e no desenvolvimento de sistemas customizados.

Além disso, somos especialistas em processos, tecnologia e desenvolvimento de softwares para internet, aplicativos móveis e sistemas de gestão para negócios. Veja quais são nossos principais serviços:

  • consultoria especializada no desenvolvimento de softwares, seja de manutenção ou de suporte de projetos existentes, que são integráveis aos outros sistemas de gestão da sua empresa;
  • consultoria de desenvolvimento e projetos de software, com programas totalmente personalizados, com base nas necessidades da sua organização;
  • consultoria de Cloud Computing;
  • migração da infraestrutura para a nuvem, permitindo o acesso a documentos e relatórios a qualquer hora e de qualquer lugar;
  • implantação e gestão de aplicações na nuvem, cuidando da aplicação desde a configuração dos servidores e sistemas necessários até o acompanhamento, suporte e monitoramento (tudo isso é feito por meio do maior provedor de Cloud Computing do mundo, a Amazon Web Services (AWS)).

Com as nossas soluções e sabendo o que é gemba, você terá uma visão ampla de tudo o que acontece no seu negócio, permitindo uma produção com melhor qualidade, maior agilidade e, consequentemente, mais lucros para a sua organização.

Quer ter acesso a mais informações sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *